Ir para o conteúdo

Pioneira no curso de Música da UFOP, professora Sandra Loureiro recebe homenagem no IHGMG

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Sandra Loureiro foi homenageada no último sábado (6), no Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, com um painel intitulado "Cada instante é uma canção: uma ode à professora Sandra Loureiro de Freitas Reis".
 
Especialista e experiente na área, a professora foi convidada a coordenar os trabalhos de redação do projeto de criação do curso de Música da UFOP em 1997 e foi contratada como professora visitante entre 1997 e 1999. Após a aprovação do projeto, ela trabalhou no curso de Música e de Artes Cênicas, que fazem parte do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (Ifac) da UFOP. Entre 1998 e 2000, participou de bancas de concurso para seleção de professores efetivos do curso de licenciatura em Música da Universidade.
 
 
Sandra organizou e coordenou o "I Simpósio de Educação Musical e Prática de Bandas" e o "I Ciclo de Palestras, Concertos e Seminários da UFOP", em 2000. Para isso, ela contou com a ajuda dos professores César Maia Buscácio, Flávia Duarte Lanna e Nair Pires, ex-alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e primeiros docentes efetivos do curso de Música da UFOP, que teve início em 1999.
 
O professor do curso de Música da UFOP Edésio de Lara Melo conta sua experiência como aluno da homenageada: "Nesse período [da graduação], eu presidia o Centro Acadêmico (CA) da instituição e, por isso mesmo, meu contato com ela sempre foi muito intenso, proveitoso e respeitoso. Tanto é que, em 2001, ela foi membro da banca quando defendi minha dissertação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o título 'A Música da Semana Santa em quatro cidades do Campo das Vertentes/MG'".
 
Na UFMG, Sandra exerceu o cargo de professora e diretora da Escola de Música. Em 28 de abril de 2000, recebeu o título de Professora Emérita da UFMG, por decisão da Congregação da Escola de Música da UFMG.
 
Além de professora, foi escritora, compositora, poeta e pesquisadora.

 

Veja também

27 Maio 2024

O Projeto “Capoeira para Todos” faz parte do Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência da UFOP e tem o...

Leia mais

27 Maio 2024

Com o tema “Semana da Diversidade: cultivando empatia, compreensão e respeito mútuo para alcançar uma sociedade inclusiva e equitativa”, o...

Leia mais

9 Maio 2024

A diretoria da Escola de Medicina (Emed) da UFOP lançou neste mês o projeto “MedUFOP pelo mundo”, que tem como...

Leia mais

24 Abril 2024

O coletivo Transvê Poesias, criado por alunos da UFOP, homenageou o poeta brasileiro Manoel de Barros na Festa Literária Abril...

Leia mais