Ir para o conteúdo

Pioneira no curso de Música da UFOP, professora Sandra Loureiro recebe homenagem no IHGMG

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Sandra Loureiro foi homenageada no último sábado (6), no Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, com um painel intitulado "Cada instante é uma canção: uma ode à professora Sandra Loureiro de Freitas Reis".
 
Especialista e experiente na área, a professora foi convidada a coordenar os trabalhos de redação do projeto de criação do curso de Música da UFOP em 1997 e foi contratada como professora visitante entre 1997 e 1999. Após a aprovação do projeto, ela trabalhou no curso de Música e de Artes Cênicas, que fazem parte do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (Ifac) da UFOP. Entre 1998 e 2000, participou de bancas de concurso para seleção de professores efetivos do curso de licenciatura em Música da Universidade.
 
 
Sandra organizou e coordenou o "I Simpósio de Educação Musical e Prática de Bandas" e o "I Ciclo de Palestras, Concertos e Seminários da UFOP", em 2000. Para isso, ela contou com a ajuda dos professores César Maia Buscácio, Flávia Duarte Lanna e Nair Pires, ex-alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e primeiros docentes efetivos do curso de Música da UFOP, que teve início em 1999.
 
O professor do curso de Música da UFOP Edésio de Lara Melo conta sua experiência como aluno da homenageada: "Nesse período [da graduação], eu presidia o Centro Acadêmico (CA) da instituição e, por isso mesmo, meu contato com ela sempre foi muito intenso, proveitoso e respeitoso. Tanto é que, em 2001, ela foi membro da banca quando defendi minha dissertação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o título 'A Música da Semana Santa em quatro cidades do Campo das Vertentes/MG'".
 
Na UFMG, Sandra exerceu o cargo de professora e diretora da Escola de Música. Em 28 de abril de 2000, recebeu o título de Professora Emérita da UFMG, por decisão da Congregação da Escola de Música da UFMG.
 
Além de professora, foi escritora, compositora, poeta e pesquisadora.

 

Veja também

25 Julho 2024

Organizada desde 2017 pelo Núcleo de Investigações Feministas (Ninfeias), a Semana Afrofeminista acontece anualmente e tem como objetivo ser um...

Leia mais

25 Julho 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) celebrou o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha com um evento...

Leia mais

24 Julho 2024

O evento vai debater a temática da gastronomia e suas interfaces culturais, seus desafios e tendências na contemporaneidade, Placemaking e...

Leia mais

23 Julho 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura publica o resultado final do edital para a concessão de bolsas para as ações...

Leia mais