Ir para o conteúdo

Memórias do Zé Pereira Clube dos Lacaios são resgatadas em documentário realizado a partir de iniciativa da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Íris Zanetti
O curta-metragem, produzido como resultado do projeto Residência do Zé Pereira: a história do Clube dos Lacaios contada por sua gente, revela trechos da história da agremiação, a mais antiga em atividade da cidade. 

Segundo a coordenadora do projeto e professora do curso de museologia, Gabriela de Lima Gomes, a ideia de registrar as memórias do Zé Pereira começou em 2013, a partir de uma palestra sobre patrimônio imaterial ministrada pela historiadora Deolinda dos Santos. "De lá pra cá, nos aproximamos e comecei a inscrever esta ideia de projeto em editais com recursos financeiros, até que, em 2015, fomos contemplados no edital Mais Cultura", completa Gabriela. 
 
Nas filmagens, foram feitas entrevistas com integrantes de todas as gerações do bloco, além de registros no cortejo do aniversário de 150 anos do Clube dos Lacaios. Ainda sem previsão de estreia, o curta-metragem visa homenagear o povo ouro-pretano e destacar o clube como marca de resistência da cultura local.
 

_dsc3855.jpg

Gabriela de Lima Gomes
Foi feita uma gravação do cortejo que comemorou os 150 anos do Clube dos Lacaios para o documentário.

O PROJETO - Integrado ao Plano de Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto, o 'Residência do Zé Pereira: a história do Clube dos Lacaios contada por sua gente' tem como objetivo destacar e divulgar as memórias da agremiação através de ações de preservação, como a confecção de novos figurinos (e também do seu desfile de inauguração), de exposições e de um documentário em forma de curta-metragem. O programa foi contemplado no edital "Mais Cultura nas Universidades", dos Ministérios da Educação e da Cultura, que financiou projetos com o objetivo de desenvolver, fortalecer e inovar a cultura e as artes nas universidades federais.

Como colaboradores estão, além de integrantes do clube, a vizinhança do Bairro Antônio Dias, a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Departamento de Museologia da UFOP, alunos bolsistas, Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto (FEOP), fornecedores (estilistas, costureiras envolvidas na confecção dos novos figurinos), equipe de filmagem e produção, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e Casa dos Contos.

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais