Ir para o conteúdo

Livro sobre sustentabilidade é lançado a partir de projeto de extensão

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
O livro "Soluções Sustentáveis em Biotecnologia: explorando potencialidades educativas", lançado em 14 de novembro, traz temas trabalhados em 2022 no projeto "Ensina Biotec: curso para atualização docente", coordenado pela professora Cláudia Martins Carneiro, da Escola de Farmácia da UFOP.
 
Anualmente, o projeto promove um curso para professores sobre temáticas relacionadas à biotecnologia. Após o curso, são desenvolvidos materiais didáticos, que são disponibilizados gratuitamente para a população.
 
Professora do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente (Debio) e uma das organizadoras do livro, Cyntia Ferreira conta que a ideia de desenvolver materiais didáticos surgiu no primeiro curso, em 2019. "Foi muito bacana a dinâmica que fizemos com os professores que participaram. Todos queriam saber mais sobre o material disponibilizado na época e queriam adquirir os textos e os jogos. Daí, decidimos publicar. Então esse não é o primeiro, mas o quarto material que a equipe do projeto publica".
 
Até o momento, já foram lançados dois livros sobre vacinas, três jogos e três cartilhas. Parte desses materiais está disponível para download no site do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), ao qual o projeto está vinculado. O quinto curso foi realizado em novembro deste ano, com o tema "Alimentação saudável e biotecnologia", e em breve também serão publicados os materiais didáticos referentes a esse curso.
 
Cada capítulo do livro é escrito por um dos palestrantes do curso em conjunto com os integrantes da equipe — estudantes de graduação e pós-graduação. Para Cyntia, o lançamento do livro é motivo de satisfação, pela continuidade do projeto: "Não é um projeto que começou agora. Começou em 2019. E estamos bem felizes em alcançar esse retorno positivo e também em continuá-lo".
 
APRESENTAÇÃO DO LIVRO — Atualmente, a biotecnologia está relacionada a diversos aspectos socioeconômicos, especialmente no que diz respeito às contribuições da área para a geração de empregos e para o enfrentamento de alguns desafios relacionados ao crescimento populacional, tais como segurança alimentar, conservação dos recursos naturais e manejo de resíduos. É importante ressaltar que todas essas questões têm sido relevantes para alcançar o desenvolvimento sustentável de acordo com as orientações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Por isso, acredita-se que a educação ambiental, com destaque para as soluções sustentáveis que a biotecnologia proporciona em diversos setores, possa ser uma ferramenta importante para subsidiar uma formação social crítica e emancipadora. Ao propor abordagens educativas, tais como a prática teatral ou análises sobre empreendedorismo e inovação, este livro se apresenta como uma profícua ferramenta pedagógica para incluir a biotecnologia no contexto escolar.
 
O livro pode ser acessado neste link.
 

 

Veja também

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais

23 Fevereiro 2024

O projeto de extensão Pré-Universitário Humanista abre inscrições para seleção de 100 estudantes para participar das aulas ofertadas pelo grupo...

Leia mais

22 Fevereiro 2024

A cartilha do projeto, que em 2023 pautou a atuação das mulheres lutadoras sociais no contexto da mineração extrativista na...

Leia mais

16 Fevereiro 2024

O manual "Saúde mental nas escolas e fora delas", lançado pelo programa de extensão "De mãos dadas com Antônio Pereira",...

Leia mais