A Associação Brasileira de Planetários em conjunto com o Laboratório de Mediação, Ensino de Ciências, Astronomia e Acessibilidade (Labmeca) da UFOP realizam a live "Comemoração ao Centenário dos Planetários - Região Sudeste", nesta quinta, às 20h, no canal AstroNEOS no YouTube. O evento conta com a participação do Planetário de São Paulo, do Planetário do Rio e do Museu da Vida Fiocruz.
A live comemora os cem anos da inauguração do primeiro planetário moderno no mundo, o Planetário de Munique, na Alemanha, inaugurado em 7 de maio de 1925, no Deutsches Museum. A transmissão vai explorar as histórias por trás da criação e operação de planetários fixos e móveis da região Sudeste e permitir que o público conheça um pouco mais sobre os planetários do Brasil.
Haverá ainda debates sobre os marcos históricos que moldaram a evolução dos planetários, sobre curiosidades relacionadas a eles e sobre o impacto dos planetários do Sudeste na educação e cultura da região. Além disso, os participantes vão poder conhecer planetários modernos, explorar os recursos e projeções imersivas e também realizar trocas com especialistas em ensino e divulgação de astronomia.
A live é aberta ao público.
Acesse o canal AstroNeos no YouTube.