Ir para o conteúdo

Jornal "A Sirene" recebe financiamento internacional

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Jornal "A Sirene" foi contemplado com financiamento do programa "Acelerando Negócios Digitais", promovido pelo International Center for Journalists (ICFJ) e pela Meta. O projeto recebe, desde 2022, apoio de ações integrantes do programa de extensão institucional "Sujeitos de suas Histórias", vinculado ao curso de Jornalismo da UFOP. As ações são coordenadas pelos professores Karina Gomes Barbosa e André Carvalho, do Departamento de Jornalismo (Dejor), e Carolina Saraiva, do Departamento de Ciências Administrativas (Decad).
 
O "Acelerando Negócios Digitais" visa contribuir com a melhoria dos modelos de negócios e da sustentabilidade financeira de organizações de mídia no país. Vai contemplar o projeto com mentorias exclusivas por cinco meses, além de fornecer apoio financeiro, com subsídio de até $15 mil dólares. Com o apoio recebido, o jornal planeja implantar um núcleo de jornalismo investigativo.
 
Além do suporte na produção e captação, a parceria com o programa "Sujeitos de suas Histórias" permitiu ainda, com apoio do Departamento de Jornalismo, a retomada da impressão mensal do "A Sirene", em agosto de 2022. A circulação do jornal é um importante instrumento de comunicação, luta, empoderamento e memória das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão (Samarco/Vale/BHP), em 2015.
 
Segundo a professora do Dejor e coordenadora do jornal, Karina Gomes Barbosa, o jornal é um veiculo de extrema importância para a região. "A Sirene fala da luta das pessoas atingidas e dos movimentos sociais por uma mineração mais justa e uma reparação integral dos crimes socioambientais da mineração. Além disso, ao mesmo tempo, é um reconhecimento da importância do curso de Jornalismo da UFOP, que completa 15 anos este ano e tem ajudado muito o jornal e outras iniciativas locais. Desde o início, o veículo tem contado com muitos egressos e também com estudantes da equipe produtiva apoiando as pessoas atingidas", pontua.
 
Ao todo, foram contemplados um total de 80 veículos, sendo que 36 deles são organizações associadas à Ajor. Entre os projetos escolhidos estão um congresso de jornalismo acessível, a criação e o desenvolvimento de uma comunidade de leitores, a reestruturação de áreas comerciais e de gestão, um laboratório feminista e novas aplicações com o uso de inteligência artificial. 
 
O edital contemplou projetos de seis organizações em Minas, sendo quatro delas no interior, e 17 propostas de veículos também fora de capitais em todo o país.

Veja também

25 Julho 2024

Organizada desde 2017 pelo Núcleo de Investigações Feministas (Ninfeias), a Semana Afrofeminista acontece anualmente e tem como objetivo ser um...

Leia mais

25 Julho 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) celebrou o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha com um evento...

Leia mais

24 Julho 2024

O evento vai debater a temática da gastronomia e suas interfaces culturais, seus desafios e tendências na contemporaneidade, Placemaking e...

Leia mais

23 Julho 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura publica o resultado final do edital para a concessão de bolsas para as ações...

Leia mais