Ir para o conteúdo

Humor como ferramenta de comunicação é tema de mesa no Fórum das Letras 2016

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Íris Jesus

O jornalista do site Sensacionalista, Marcelo Zorzanelli, e o editor da revista Piauí, João Moreira Salles, participaram da mesa “Humor Nos Tempos De Cólera” no último sábado (12) no Cine Vila Rica. 

A conversa, mediada pelo diretor da Revista Época, João Gabriel de Lima, foi uma reflexão sobre a utilização do humor como ferramenta para criticar o atual cenário político e social. Marcelo Zorzanelli e João Moreira Salles responderam questões sobre a criação e o surgimento dos veículos, passando pelas rotinas de produção e a repercussão das matérias de cada veículo. 

Se por um lado o Sensacionalista vive do furo jornalístico, do outro, a Revista Piauí trabalha como reportagens, mais aprofundadas, sobre o mesmo tema. Para eles, ambas têm suas vantagens e desvantagens. “Por ser uma revista mensal você perde para outros veículos midiáticos. Temos que esperar consolidar o assunto, buscando levar dados novos e mais aprofundados”, observou o editor da revista Piauí. 

salles.jpg

Íris Jesus
Um dos participantes da mesa foi o jornalista João Moreira Salles.
“Temos a necessidade de sermos rápidos e instantâneos, mas admiro e sou grande fã da Piauí. Fica muito bonito o humor estruturado e com o tom de veracidade”, ressaltou Zorzanelli, do Sensacionalista. O Sensacionalista trabalha com quatro sócios e dois colaboradores, que decidem por Whatsapp as matérias a serem publicadas. “Funciona como uma paranoia de whats. Rola uma competição natural de quem traz o breaking news primeiro. Às vezes sinto falta de me reunir em uma redação”, revelou Zorzanelli. 

Zorzanelli ainda confessou que as matérias são publicadas pelo celular e que já escreveu inúmeras no ônibus. Quanto à linha editorial de cada veículo, ambos defendem que não podem e nem devem se posicionar politicamente.  

“Você começa a morrer quando faz piada somente de um lado. Os leitores [da Piauí] são na maioria de esquerda. Temos que bater em todo mundo”, concluiu Moreira Salles. 

Zorzanelli respondeu fazendo uso de um neologismo para as pessoas que são passíveis de se fazer piadas com elas. “Tem que ter um pouco de isonomia. Todo mundo é ‘piedável’, brincou, dizendo que o atual momento é uma dádiva. Ao serem questionados sobre como cada veículo se mantém financeiramente, as respostas foram diferentes, uma vez que cada um tem diferentes meios de chegar ao leitor. 

De acordo com Zorzanelli, o Sensacionalista gera receita através da publicidade programática. Os espaços do site são vendidos para o Google, que faz um leilão para que as empresas os comprem e vendam seus produtos no site. “Temos também uma enquete sobre consumo que a cada questionário respondido ganhamos uma porcentagem”, acrescenta. 

Já o editor da Piauí João Moreira Salles disse que a revista sofre com a era da internet quando se trata de geração de lucros. “A Piauí é uma revista tradicional com reportagens de alto custo devido ao tempo de produção. Não é uma revista que consegue empatar sua receita com as despesas, porém nossos leitores são muito fiéis. São em torno de 100 mil assinantes”, informa. 

Os convidados encerraram a mesa em tom de agradecimento a Guiomar de Grammont, por ter cedido "esta mesa maravilhosa junto ao Fórum das Letras”, agradece Zorzanelli.

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais