Ir para o conteúdo

Forproex é marcado pela troca de experiências entre universidades públicas de todo o país

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Fernanda Covalski

O 40º Encontro Nacional do Forproex, o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, é sempre realizado em conjunto com o CBEU, Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. O encontro trouxe representantes das Pró-Reitorias de 165 universidades para Ouro Preto.

Sobre sediar o evento na Universidade, a pró-reitora de Extensão da UFOP, Ida Berenice Heuser do Prado, destacou "o fato de a Universidade estar inserida nas atuais políticas públicas de extensão no Brasil e poder mostrar todo o trabalho produzido aqui em relação à extensão universitária, além da troca de experiências entre as universidades públicas", assinalou. 

O presidente do Fórum, Marcos Antônio Cunha Torres, pró-reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Goiás, ressaltou a construção do evento em parceria com a universidade. "A UFOP estruturou um espaço privilegiado para esse debate, com um ambiente agradável e assegurou o envolvimento de diferentes setores na discussão, o que favorece o debate, apesar do contexto ser de muita tensão e dificuldades, considerando as mudanças que o país vive", afirmou. Torres comentou os trabalhos de divulgação do CBEU. "Houve muita sensibilidade por parte da Pró-Reitoria de Extensão da UFOP na construção dos materiais, que permitiram uma divulgação importante, o que amplia a participação, em especialmente do CBEU, que tem nesta edição cerca de 4 mil inscritos entre professores e estudantes", afirmou. 

Para o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal de São João del Rey, Ivan Vasconcelos, "o Fórum de Pró-Reitores é fundamental para entendermos a conjuntura atual do país, e, de certo modo, traçar ações em conjunto, para que a extensão se aproxime cada vez mais de uma visão crítica sobre o papel social da universidade, mas também de uma visão crítica de como interferir nas políticas atuais de fomento tanto à cultura, quanto à extensão", defendeu.

FORPROEX SUDESTE - A programação do Forproex foi finalizada na manhã de ontem (7) com a reunião de trabalho do Forproex Sudeste. De acordo com a Pró-Reitora de Extensão da Universidade Estadual de Montes Claros, Jussara Guimarães, o principal encaminhamento foi a escolha das próximas instituições que sediarão o evento. “A Universidade Federal de Minas Gerais recebe o Fórum em abril e a Universidade Federal do Rio de Janeiro em setembro”. 
 
As mesas do primeiro semestre também foram definidas. Assuntos como acreditação curricular e o diálogo com as reitorias de ensino, pesquisa e extensão serão discutidas, além do trabalho em rede, tecnologias e produção, movimentos sociais e o debate sobre a diversidade e liberdade de gênero.

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais