Ir para o conteúdo

Encontro Internacional aborda a fotografia de rua

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A fotografia está presente no cotidiano das pessoas de diversas formas. Fotografar é, para muitos, um momento singular. Registrar os acontecimentos sob determinado ponto de vista é expor para o mundo a visão de quem fotografa. O Encontro Internacional de Fotografia, que aconteceu em Ouro Preto e Mariana, com apoio da UFOP, trouxe histórias e muita experiência para quem vive do assunto.

Na tarde da quinta (4), a oficina “Fotografia de rua - Lambe Lambe” promoveu uma grande troca de conhecimentos entre fotógrafos, participantes e a população de Mariana. Ricardo Lima, Diogo Zacarias, Marcos Zaniboni e Alex Ribeiro foram os responsáveis por transmitir um pouco de suas experiências com as artes visuais.

Segundo Ricardo Lima, o Lilica, a temática do workshop surgiu do gosto pelas imagens das ruas no espaço urbano. “A moçada hoje em dia não fotografa mais na rua, mas os personagens e suas histórias estão nas ruas. A ideia é devolvermos, depois, a história desses personagens para a rua, através de uma exposição”, informa Lilica. 

O fotógrafo lambe-lambe Marcos Zaniboni abordou a democratização das imagens, as diferenças das fotos digitais para as que são feitas pela lambe-lambe. “A lambe-lambe foi uma necessidade. Ajuda a explicar para os meus alunos os princípios da imagem. Ao mesmo tempo, participar ativamente de todo o processo de produção da fotografia é único”, ressaltou Zaniboni.

O estudante Giovanni Bruno, de 16 anos, diz que gostou bastante de participar da oficina. “Achei tudo ótimo. A sensação de olhar para as fotos que fiz é muito boa”, afirmou, empolgado.  

Para saber mais sobre o que aconteceu no Encontro Internacional de Fotografia, acesse aqui o site do evento. 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais