Ir para o conteúdo

Edição de Outubro do Campus Aberto é direcionada às mulheres

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Lívia Ferreira
A programação foi organizada para abarcar temáticas voltadas ao público feminino, com a finalidade de informar, divertir e aumentar a autoestima das mulheres. 

corpo_do_texto.jpg

Lívia Ferreira
Roda de conversa "Você sabe os sintomas da menopausa?"
Os membros dos projetos do Programa Âmbar abordaram mitos e verdades relativos à menopausa em uma roda de conversa. O programa, que tem ações com foco na ampliação e fortalecimento da estrutura de atendimento à saúde da mulher em Ouro Preto, orientou sobre os principais sintomas do climatério — período que precede o término da vida reprodutiva da mulher —, sobre as formas de amenizá-los e sobre alimentação. Após a explicação, as participantes jogaram "verdadeiro ou falso" com perguntas sobre a menopausa e, no final, todas receberam brindes. Uma das participantes, Sueli Pereira, comentou que sentia muito formigamento na mão, tonturas e dor nas pernas. "Não sabia que eram sintomas da menopausa. Depois da conversa pude entender". 
 


tenda.jpg

Lívia Ferreria
Tenda da saúde
Estudantes e professores dos cursos de Medicina e de Farmácia realizaram uma exposição sobre a importância da detecção precoce do câncer de colo do útero e das doenças sexualmente transmissíveis, visando uma melhor efetividade dos tratamentos. Conscientizaram também da necessidade do autoexame na identificação do câncer de mama. Os estudantes explicaram como deve ser feito o autoexame e distribuíram cartilhas informativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca). 

 
Durante a programação, o Centro de Saúde da UFOP realizou o exame preventivo conhecido como Papanicolau, que detecta sinais de câncer de colo de útero e demais doenças sexualmente transmissíveis. No estande de Medicina, os visitantes puderam realizar exames de detecção de doenças como HPV e HIV, com resultado emitido na hora. 
 
Para trazer mais beleza ao rosto das mulheres, a voluntária Vitória Moreira maquiou as visitantes. "É bacana demais o projeto. Elas podem ficar à vontade para escolher como querem ser maquiadas ou podem se maquiar sozinhas. É muito bom ajudar a melhorar a autoestima das pessoas". 
 
Durante o evento, houve também rodas de conversa com orientações sobre o HPV. Foram explicadas as formas de contágio, prevenção e tratamento. Os participantes puderam testar seus conhecimentos em um jogo de tabuleiro em que, para avançar as casas, era preciso responder a perguntas relacionadas à doença. Vitória, de 11 anos, disse que se divertiu muito e tirou dúvidas sobre vacina e prevenção. 
 
AÇÕES PARA TODA A COMUNIDADE -  Além das iniciativas voltadas para a saúde das mulheres, também foram realizadas atividades para crianças, como oficinas de desenho e pintura facial, e para o público em geral, como produção de vasos utilizando materiais recicláveis, doação de mudas e sementes, doação de cães, orientação sobre cuidados com a alimentação, aulas de circo, oficina de bonecas Abayomi e artesanatos variados. 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais