Ir para o conteúdo

Curta produzido em parceria com projeto da UFOP vence concurso

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo Coletivo MICA
"Não somos reconhecidas. Somos motivos de piada. Basta! Nós por Nós!".  As expressões, que vão da exclusão à resistência, foram retiradas do curta "Deixa Ela Jogar", produzido durante as oficinas do projeto "Polifonia: o Direito à Comunicação é Universal", do Coletivo Mídia, Identidade, Cultura e Arte (MICA), em colaboração com o projeto de extensão da UFOP "Nos bastidores da notícia: mídia e cidadania (NBN)". A produção foi uma das vencedoras do concurso pedagógico "Desconstruindo práticas machistas no cotidiano da escola" e foi desenvolvida com a participação das alunas da Escola Estadual de Ensino Médio Cabanas, em Mariana.

Influenciado pelo NBN, projeto criado pela professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFOP), Juçara Brittes, o MICA foi fundado em 2015 e, atualmente, é coordenado pela docente. O Coletivo visa contribuir para a emancipação humana por meio de ações ligadas à arte, à cultura e à comunicação social. 

Ao falar sobre a participação das estudantes da E. E. Cabanas no concurso, Juçara afirma que o prêmio foi uma conquista muito significativa para as adolescentes. "Um estímulo como esse permite às participantes e aos familiares uma visão mais ampla da extensão como forma de trazer novas perspectivas futuras para os jovens", avalia.

Do preconceito à resistência - Com o tema "Empoderamento de Jovens Meninas", o curta retrata a discriminação de gênero enfrentada por mulheres adolescentes que jogam futebol no ambiente escolar. 

O resultado do concurso foi divulgado no mês de junho, e é visto por Ana Carolina dos Reis Catarino, estudante e participante do projeto, como forma de encorajar as mulheres a terem autonomia nos espaços que ainda são marcados pelo machismo. "Esse prêmio nos dá mais força para continuar, sempre lutar pelos nossos direitos. O projeto contribui para que eu me sinta mais empoderada ao expor minhas opiniões", destaca. Por ser um ano de Copa do Mundo, Ana afirma que falar sobre o tema é uma forma de voltar a atenção às mulheres que ainda não possuem o devido reconhecimento no esporte.

O concurso foi realizado pela Secretaria de Estado de Educação, em parceira com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais (SEDPAC), e teve como objetivo debater o machismo e a importância da desconstrução dessa prática dentro das escolas. 
 
Assista “Deixa Ela Jogar”. 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais