Ir para o conteúdo

Curso "Abordagens do Suicídio" é encerrado com propostas de acolhimento e ampliação do debate

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Helen Aquino
Formação de um comitê para ampliação do debate, criação de centros de acolhimento, novas edições do curso de extensão, ressignificação de locais da cidade por meio de intervenções artísticas e uso de artesanato para tratamento de pessoas com depressão foram algumas das ações propostas pelos participantes e apresentadas no encerramento do curso de extensão "Abordagens do suicídio: cuidado, acolhimento e prevenção". O evento ocorreu na quarta (4).
 
Realizado por meio de rodas formativas e restaurativas, o curso teve como objetivo promover debates e reflexões sobre a temática do suicídio em Ouro Preto e na Universidade. Segundo o coordenador do curso, o professor de Saúde Coletiva da Escola de Medicina da UFOP Aisllan de Assis, "o curso buscou vencer o silêncio e o silenciamento, por meio de uma construção coletiva e de uma metodologia participativa". 
 

09603_img_1572_7065224328951006863.jpg

Helen Aquino
Ana Carolina (bolsista), professor Aisllan e Paula Alves
Para a coordenadora administrativa da Rede de Atenção Psicossocial de Ouro Preto, Paula de Oliveira Alves, o número significativo de tentativas de suicídio e automutilações em Ouro Preto foi a principal motivação. "O intuito foi mobilizar uma comunidade inteira para tratar de um assunto complexo que envolve não só as vítimas e familiares, mas todas as pessoas", afirma. 
 
O curso foi iniciado em agosto de 2019 por iniciativa do professor Aisllan em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto e a Pró-Reitoria de Extensão da UFOP. A primeira edição contou com 150 inscrições. Participaram representantes locais da Assistência Social, do Corpo de Bombeiros, da Câmara de Vereadores, das escolas, das igrejas, do Conselho Municipal de Saúde, dentre outros. 
 
A próxima edição está prevista para setembro do ano que vem. A seleção dos cursistas e a divulgação devem começar em agosto.
 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais