skip to content

Cinemas em Rede exibe obra de ex-aluno da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Íris Jesus

Aconteceu na última quinta-feira (16) mais uma exibição de filmes por meio do projeto Cinemas em Rede. Foram exibidos oito filmes simultaneamente em cinco salas de universidades do país. A proposta do projeto foi organizar um debate online entre os diretores das obras. Além de participar da exibição simultânea, a UFOP teve um de seus ex-alunos de graduação entre os debatedores. 

O documentário "LGBT de Periferia", dirigido por Aleone Higidio, ex-aluno do curso de Jornalismo, aborda a vida de quatro jovens moradores do bairro marianense Santo Antônio, conhecido como Prainha. A obra foi viabilizada como um trabalho de conclusão de concurso (TCC).

De acordo com Aleone, a escolha por tratar as questões LGBT's pelo olhar de jovens da periferia de Mariana surgiu durante o processo de construção do TCC. "Nas primeiras incursões acabei conhecendo alguns adolescentes que eram LGBTs e se interessaram pela proposta", conta. O diretor ainda diz que, após encontrar os adolescentes, iniciou os diálogos com os familiares e percebeu "que as famílias eram muito diversas, não só os personagens centrais". 

Durante o debate, Aleone falou sobre a razão por trabalhar a temática. Segundo ele, "como o projeto partia de uma pesquisa que também estava associada à militância, pautada durante toda a minha graduação, não tinha como fazer um trabalho diferente disso". 

São muitas reflexões propostas em "LGBT de Periferia", que passam pelos afetos, escolhas e ambiente familiar. De acordo com o diretor, um dos cuidados que teve foi de não romantizar tanto a juventude quanto os LGBTs. Além disso, o documentário evoca questionamentos sobre a importância de discutir a diversidade dentro do meio acadêmico.  

cinemas_em_rede_aleone_2.jpg

Íris Jesus
Aleone participou do debate em rede após a exibição.


OUTROS CURTAS - Além do documentário dirigido por Aleone, a exibição contou com filmes de animação e ficção, com temas que abordam questões emocionais, o tempo e o espaço. O documentário "Os segredos que a Cal esconde", dirigido pela aluna da Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes), Luana Cabral, também aborda a periferia. 

No debate, participaram representantes do filme "QUIM:ERA" produzido por alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e "DORMENTE" produzido por alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O PROJETO - O Cinemas em Rede é uma cooperação entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC) que visa conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para essas salas. 

É a segunda vez que um filme da Região dos Inconfidentes é exibido no Cinemas em Rede. A primeira foi em agosto deste ano, com a exibição de "Seu Carlito", do ex-aluno Eduardo Moreira.

Veja também

18 Setembro 2018

O sétimo volume da revista, em sua primeira edição, disponível em português e inglês, traz o tema "O Registro e...

Leia mais

14 Setembro 2018

Com o objetivo de valorizar a força da oralidade na infância através de histórias, músicas, conversas sobre filmes e diálogos...

Leia mais

13 Setembro 2018

As submissões de resumos foram prorrogadas até 26 de setembro e devem ser realizadas pelo site . Os trabalhos escolhidos...

Leia mais

6 Setembro 2018

cartaz_-_volta_da_ufop.jpg NPG A corrida será no sábado (22), às 15h30. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site . Inserido...

Leia mais