Ir para o conteúdo

"Cinema na escola" recebe estudantes do oitavo ano de escola de Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Lívia Ferreira
A Escola Municipal Tomas Antônio Gonzaga, de Ouro Preto, participou do projeto "Cinema na escola", desenvolvido no Cine Vila Rica, buscando inovar em sua didática em classe, hoje (5). Leandro Andrade, professor de Geografia da escola, já desenvolveu atividades parecidas diversas vezes com alunos do oitavo e nono ano, assistindo filmes como "Coração Valente" e "Guerra do Fogo".

08274_cinema_de_escola_10_7099031831713876560.jpg

Lívia Ferreira
Alunas pedem por mais atividades fora da sala de aula
 
Neste caso, o filme escolhido foi "Apocalypto", dirigido por Mel Gibson e vencedor de oito premiações, dentre estas três Oscars. Como estão estudando as Américas e, no momento, trabalhando com a civilização Maia, o professor explicou aos alunos que eles farão uma atividade desenvolvendo uma abordagem histórica dessa civilização. Em sala de aula, os estudantes apontarão no mapa onde esse povo costumavam viver e identificarão quais construções maias ainda existem. Serão diversas atividades que têm relação ao conteúdo, mas, principalmente, com o filme que eles viram.
 
Os alunos estavam animados e bem participativos durante a exibição, comentando e reagindo - algumas vezes com bater de palmas - sobre o filme. Yasmim Eduarda Tavares do Santos e Yasmim Fernandes Miranda, duas estudantes do oitavo ano, saíram do auditório animadas, elogiando o filme e a abordagem que o professor decidiu, desejando a repetição da atividade e do desenvolvimento de outras, como atividades ao ar livre.
 
A coordenadora do Cine Vila Rica, Lâne Mabel Soares, também estava animada, pois eram essas as reações que procurava quando criou o projeto. E a servidora da Universidade não planeja desistir do projeto, mesmo com alguns imprevistos que surgiram desde sua criação, como a transferência do cinema para o Anexo do Museu da Inconfidência, pois o Cine Vila Rica está em revitalização.
 

08270_cinema_de_escola_6_2703130913549902096.jpg

Lívia Ferreira
Servidora e professor ficaram felizes com o resultado de hoje
Leandro conta que busca não só um aprendizado diferenciado, mas que os estudantes usufruam da variada cultura que Ouro Preto proporciona. "Eu não sou da cidade, moro aqui tem seis anos e antes de vir já trazia os alunos da minha cidade para cá. Quando cheguei, percebi que os estudantes daqui muitas vezes não iam a museus, e passei a levá-los, então eu sempre os trago no cinema". Leandro também pretende levá-los a outros lugares além do cinema, como o Museu de Mineralogia, "geografia também é isso, aproveitar o espaço urbano e se apropriar do lugar que é deles [dos alunos]", conclui.
 
CINEMA NA ESCOLA - Iniciado em 2011, a princípio com vínculo com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o projeto tem o intuito de expandir o aprendizado para fora da sala de aula, inserindo o cinema na educação. A iniciativa é aberta para todas as escolas de Ouro Preto, basta que os professores entrem em contato com o Cine Vila Rica, pelo e-mail cinevilarica@ufop.edu.br ou pelo número (31)3559-1983.
 
APOCALYPTO - O filme se passa no fim da civilização Maia, cujo período sacrifícios humanos se tornaram cada vez mais frequentes, na tentativa de aplacar a ira dos Deuses. "Apocalypto" narra a captura de um jovem guerreiro que, num ímpeto de bravura, empreende incrível fuga para salvar a mulher grávida e o filho.

 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais