Ir para o conteúdo

Campus Aberto Junino e CIMTB movimentam o fim de semana

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Mylena Gonçalves
O campus Morro do Cruzeiro recebeu no último fim de semana a 13ª edição do Campus Aberto integrado à 3ª etapa da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB). Com realização da Pró-reitoria de Extensão (Proex), do Centro Desportivo (Cedufop) e da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMtB), os eventos contaram com a participação de pessoas de todas as idades e trouxeram ao público brincadeiras e atividades recreativas, junto com as provas da competição. 
 
CAMPUS ABERTO - Várias brincadeiras típicas de São João foram oferecidas para as crianças, como pescaria, correio elegante e roleta da sorte. Também fizeram parte das atividades os jogos de vôlei, futebol, peteca, corda, cama elástica, entre outros. Sabrina Aparecida Gomes, voluntária de jogos infantis e estudante de Educação Física que participou do Campus Aberto pela terceira vez, ressaltou a importância da participação da população de Ouro Preto e região no evento: "Hoje está mais movimentado, as pessoas e os pais estão interagindo mais com as brincadeiras", observou. Para ela, incluir os cidadãos de Ouro Preto e região nessas atividades é importante para a Universidade e a comunidade.
 
Os alunos do curso de Medicina organizaram a tenda da saúde, com aferição de pressão e glicose e deram dicas para levar uma vida mais saudável, além de abordarem os cuidados com o mosquito da dengue, principalmente diante da epidemia ocorrida em Minas este ano. 
 

campus_aberto_cimtb_020.jpg

Mylena Gonçalves
 
A Associação das Senhoras Artesãs (ASA) participou pela quarta vez, oferecendo oficinas de bordado, tricô e crochê. Maria Benícia Gomes, integrante da associação, ressalta o valor dessa oportunidade para as artesãs divulgarem os trabalhos. "É uma experiência muito boa, um grande evento da Universidade e a nossa associação participa com prazer pelo fato de estarmos fazendo um trabalho para a comunidade; eventos assim são uma oportunidade para população e para Universidade se conhecerem." 
 
Presente em todas as edições do Campus Aberto, a Associação Ouro-Pretana de Animais (AOPA) disponibilizou animais para a adoção responsável. O Campus Aberto também contou a participação musical da Big Band Ouro Preto, projeto de extensão da UFOP que realiza apresentações dentro e fora do ambiente universitário. 
 
CIMTB - Integrada ao Campus Aberto, a comunidade também pôde assistia à 3ª etapa da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMtB). A prova contou com a participação de mais de 2.000 pessoas, entre atletas, organizadores e participantes de 15 estados brasileiros, além de representantes de outros países como Equador, Chile e Colômbia. Cerca de 200 alunos da Universidade participaram do evento, auxiliando na cobertura por meio de transmissões ao vivo, controle de pista, controle de passagem de pessoas, entre outras atividades da logística da Copa.  
 

campus_aberto_cimtb_312.jpg

Mylena Gonçalves
 
 
Um dos organizadores da CIMTB, Rogério Bernardes, acredita que a realização da Copa em Ouro Preto teve boa visibilidade e gerou aprendizado. "Além de ser uma boa oportunidade para os alunos adquirirem experiência em suas respectivas áreas, é uma divulgação internacional da Universidade", assinala. Pra ele, quem vem e conhece a estrutura Universidade fica interessado em estudar aqui ou contribui para que outras pessoas escolham a UFOP. Durante os eventos, foram sorteadas três bicicletas: duas para alunos da UFOP e uma para estudante de escola municipal. 
 
Para saber mais detalhes sobre as provas e os vencedores das provas, acesse o site da CIMTB
 
Veja também mais fotos dos eventos. 
 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais