Ir para o conteúdo

Atividades do Cine Vila Rica acontecerão no Anexo do Museu da Inconfidência

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
As atividades do Cine Vila Rica passaram a ser realizadas no Anexo do Museu da Inconfidência a partir deste mês de junho. O fechamento do prédio do cinema ocorreu há alguns meses devido a questões de segurança. O acordo foi assinado pela reitora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Cláudia Marliére, e pela diretora do Museu da Inconfidência, Deise Cavalcanti Lustosa, em evento nesta quinta (21). 
 
O termo tem duração de dois anos e pode ser renovado em caso de necessidade. Com isso, as atividades do Festival Varilux de Cinema Francês, programadas para acontecer no prédio do Cine Vila Rica, já acontecem no Anexo do Museu, que fica na rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro Histórico, em Ouro Preto. 
 
A diretora do Museu comentou sobre o entendimento da instituição de que essa parceria abre possibilidade de trabalhos conjuntos com a UFOP. "Dentro das diversas responsabilidades conferidas a esta instituição [Museu da Inconfidência], uma delas é promover os estudos, a valorização e a divulgação do patrimônio cultural sob a guarda das instituições museológicas como fundamento da memória e da identidade social", afirmou. 
 

Já a reitora da UFOP reiterou a importância do espaço do Anexo para a comunidade ouro-pretana neste contexto de paralisação do prédio do cinema. "O Vila Rica passa por uma dificuldade nesse momento, em função de sua estrutura estar danificada. Neste sentido, esta parceria buscou trazer as atividades para o Museu da Inconfidência com o objetivo de não deixar a comunidade sem nenhuma atividade desse caráter", explicou.

assinatura_festival_-_tuila_dias_-1.jpg

Tuila Dias
A assinatura do acordo aconteceu durante o lançamento do Festival de Inverno 2018.

 

A suspensão das atividades do Cine Vila Rica representa a busca da Universidade pela oferta de opções de entretenimento e cultura para toda a comunidade sem abrir mão das condições de segurança necessárias. 
 
Confira a programação de atividades do Cine Vila Rica no link.
 
MUSEU DA INCONFIDÊNCIA — O Museu da Inconfidência foi fundado em 11 de Agosto de 1944 e ocupa o prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica. Foi criado por meio de um decreto-lei do Governo Federal e é dedicado à preservação da memória do Movimento da Inconfidência Mineira, que aconteceu no século XVIII. 
 
O Anexo do Museu, onde irão acontecer as atividades do Cine Vila Rica, abriga o auditório e a Sala Manoel da Costa Athaide. 
 
Para mais informações sobre o Museu da Inconfidência, acesse o site.
 
PARCERIA ANTIGA — A parceria da UFOP com o Museu da Inconfidência é de longa data. A logomarca da Universidade, criada por João Eustáquio Delpino, Ângela Dourado e Márcio Lambert, em 1987, é inspirada em um detalhe de uma pilastra misulada, de retábulo, que faz parte do acervo técnico do museu. 
 

A peça que inspira a logo pertencia à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso, da cidade de Barra do Rio das Velhas, em Minas Gerais — atualmente conhecida como Guaicuí. A obra apresenta traços do estilo Barroco do Brasil-Colônia e foi adquirida pelo Museu na década de 1940.

 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais