Ir para o conteúdo

Aluno da UFOP recebe destaque no programa Impulso Rio Doce

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFOP Angelo Sobrinho foi selecionado como empreendedor-destaque do projeto "Impulso Rio Doce", realizado pela Fundação Renova, de Mariana. O processo seletivo para participação no programa foi realizado no final de 2021 e os contemplados receberam aulas e mentorias para montar um negócio. 
 
A iniciativa tinha três categorias, dentre elas a "Ideia de Negócios", na qual o estudante se inscreveu. Angelo conta que ficou sabendo do programa por meio de um flyer em um ponto de ônibus, mas as inscrições já estavam encerradas. Por ter se identificado com a ideia do projeto, o mestrando entrou em contato com a organização para saber mais informações e foi notificado que ainda havia vagas disponíveis. "Eu já estava com um planejamento de montar o negócio depois do mestrado, mas queria ver o que estava tendo de atualidade nessa área", relata o estudante.
 
IDEIA DE NEGÓCIOS - A ideia inicial do empreendimento de Angelo era fazer cerâmica com zeólita e rejeito. A zeólita é um mineral com alta capacidade de absorção que aumenta a velocidade de algumas reações. Os conhecimentos sobre o mineral vieram no final da graduação. Angelo conta que seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tinha foco em um equipamento para filtragem em tanques de água salgada, e a zeólita é um dos elementos importantes para o tratamento físico-químico da água. Passada a graduação, o aluno aprofundou os estudos sobre o mineral na construção do referencial bibliográfico da sua dissertação e a zéolita se tornou um elemento da sua pesquisa do mestrado.
 
Angelo conta que, devido à pandemia, o laboratório da Universidade ficou fechado, e ele teve que realizar uma série de testes com os materiais em sua própria casa. Com isso, acabou produzindo itens muito distantes de sua formação, produtos que segundo ele "nunca se imaginou fazendo", como os da área de cosméticos (sabonetes, máscaras faciais, entre outros). Esses produtos viraram o centro da produção do negócio, que o levou a ser selecionado como empreendedor-destaque. "Acho que o motor do incentivo foi a perspectiva real de transformar teoria em prática, aquela coisa de planejar e fazer, de conseguir construir algo", pontua.
 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais