Ir para o conteúdo

Agricultura Familiar e NEA Inconfidentes divulgam processos seletivos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Dando mais um passo no processo de aquisição de gêneros alimentícios produzidos na região para abastecer os restaurantes universitários, o projeto de extensão "Agricultura Familiar na UFOP-Nupedes" abre chamada para a seleção de um novo bolsista dos cursos de Engenharia de Produção ou Economia, a partir do 2º período, e de um voluntário dos cursos de Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Urbana com experiência ou interesse em cartografia digital. 
 
As ações do programa são voltadas ao acompanhamento da compra institucional de alimentos da agricultura familiar e à busca por novos mercados para o grupo de agricultores associados ao projeto. Pretende-se também dar continuidade à cartografia dos agricultores familiares através do software QGIS.
 
Outro programa de extensão da Universidade que também abre oportunidades para novos estudantes é o Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) da Região dos Inconfidentes. Neste ano, o objetivo é promover a articulação entre ensino, pesquisa e extensão para fortalecer a agricultura familiar local através da implantação de práticas agroecológicas que motivem a produção de alimentos orgânicos, o resgate, a valorização e a preservação de práticas tradicionais locais e da biodiversidade.
 
Para o NEA, são ofertadas uma bolsa e duas vagas para estudantes voluntários dos cursos de Engenharia Urbana, Engenharia Ambiental ou Arquitetura e Urbanismo. Os candidatos devem estar cursando a partir do 2º período e ter interesse em agricultura familiar e agricultura urbana.
 
Os interessados devem enviar carta de interesse e currículo para o e-mail mauricio.souza@ufop.edu.br até as 23h59 da próxima segunda-feira (9). Posteriormente, os selecionados serão entrevistados em dia a ser combinado.
 
OUTRAS OPORTUNIDADES - A professora Marisa Singulano também seleciona um estudante voluntário para o projeto de extensão "Agricultura Familiar". As ações são voltadas, principalmente, para o auxílio na organização de feiras para produtos da agricultura familiar dentro da UFOP. A vaga se destina a estudantes de qualquer curso de graduação, a partir do segundo período.
 
Além da oportunidade em extensão, a professora também seleciona um voluntário para integrar o projeto de pesquisa "Um panorama da agricultura familiar: um recorte da produção de alimentos orgânicos e de base agrícola como potencial produtivo nos municípios de Ouro Preto e Mariana". Os interessados precisam dispor de 15 horas semanais para as atividades de levantamento das condições socioeconômicas das famílias participantes do projeto na Universidade. A vaga é para estudantes de qualquer curso de graduação, a partir do terceiro período. Os interessados em qualquer uma das modalidades deve enviar carta de interesse e currículo para o e-mail marisasingulano@gmail.com, até a próxima terça-feira, (10).

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais