Ex-aluno da UFOP publica artigo em revista internacional

O Ex-aluno de Física (Bacharelado) da UFOP, Pedro Dieguez e o seu orientador de doutorado da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Renato Angelo, publicaram um artigo na Physical Review A, em Fevereiro.

Intitulado Information-reality complementarity: The role of measurements and quantum reference frames, o trabalho busca trazer novos elementos à discussão sobre a natureza da realidade na mecânica quântica, iniciada principalmente pelos físicos Albert Einstein e Niels Bohr.

O estudo revelou "outra faceta do famoso problema da medição em mecânica quântica: a informação associada ao estado do medidor flui para o grau de liberdade que queremos medir, aquele que é invariavelmente descartado. Tal processo implica que os graus de liberdade associados ao medidor, em particular aqueles que definem a própria estrutura do espaço-tempo que desempenha o papel de referencial físico, se tornam necessariamente reais.", explica o doutorando.

Para Pedro, a relevância do estudo "se dá justamente no estabelecimento de conexões formais entre os conceitos de Informação, Medição e Realidade Física. A partir disso, fomos capazes de construir uma linha de argumentação coerente para abordar o importante problema da medição em mecânica quântica. Portanto, acreditamos ter criado um formalismo físico e matemático capaz de gerar aplicações nos promissores campos da teoria da informação quântica e computação quântica".

"A publicação de nosso trabalho em uma prestigiosa revista internacional de física por si só já é altamente gratificante, mais especial ainda foi ter sido selecionado pelos editores do periódico para figurar entre os destaques da revista, entrando para a seção de 'Sugestão dos Editores'. Tal indicação trouxe uma grande visibilidade e reconhecimento da importância das questões discutidas no trabalho. A indicação de destaque por parte da Physical Review A gerou também a indicação de destaque pela Sociedade Brasileira de Física.", enfatiza.

Physical Review A - É uma revista de Física internacional reconhecida por publicações de pesquisas em física e informação quântica.

O artigo pode ser acessado pelo link

Confira o vídeo explicativo sobre o artigo.