O projeto de extensão "Tai Chi Chuan: Saúde e Bem-Estar", promovido pela Escola de Educação Física (EEF), alia pesquisa e a prática da milenar arte marcial chinesa. Reconhecida por seus movimentos suaves e fluidos, essa modalidade integra técnicas de respiração e meditação, visando à promoção do bem-estar físico e mental. As aulas têm duração média de 50 minutos, são gratuitas e não exigem inscrição prévia ou vínculo com a Universidade.
Além das práticas, os participantes têm a oportunidade de atuar como voluntários no projeto de pesquisa “Avaliação do efeito de práticas de Taijiquan (Tai Chi Chuan) na variabilidade da frequência cardíaca e na qualidade de vida em adultos”. O estudo realiza um acompanhamento gratuito da evolução dos alunos, coletando informações para relatórios científicos e oferecendo reavaliações periódicas e feedbacks detalhados.
As aulas seguem a forma Yang Tradicional e as formas modernas desenvolvidas pela Beijing Sports University, com a aplicação de exercícios terapêuticos conhecidos como Qigong, para tratar diversas condições de saúde. As práticas ocorrem semanalmente, às quintas-feiras, a partir das 18h, no Ginásio da EEF, e, aos sábados, às 9h30, no Horto dos Contos. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos, além de ser recomendável usar roupas confortáveis, tênis de solado baixo e trazer uma garrafa de água. Os interessados podem se apresentar no local e horário indicados para participar das aulas.
PESQUISA – O objetivo do estudo é avaliar os efeitos da prática regular de Taijiquan/Tai Chi Chuan na saúde e na qualidade de vida de adultos, além de investigar os mecanismos que proporcionam os benefícios frequentemente observados. Os participantes são convidados a participar de uma avaliação inicial e de acompanhamento a partir da coleta de informações sociodemográficas, comportamentais, além de medições de peso, altura, composição corporal, circunferências da cintura e do quadril, pressão arterial, frequência respiratória e variabilidade da frequência cardíaca.
Para se inscrever como voluntário no projeto de pesquisa, acesse o
formulário.