Ir para o conteúdo

Entrega de certificados do curso de pós-graduação em Educação Ambiental e Espaços Educadores Sustentáveis

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Com: 
Karine Bibiano
Por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) e do Departamento de Engenharia de Produção, Administração e Economia (DEPRO), a UFOP realizou um curso de pós-graduação (lato sensu) em Educação Ambiental e Espaços Educadores Sustentáveis, em nível de especialização. Coordenado no período de seu início, em 2014, pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), o curso faz parte do processo de Educação Continuada do Ministério da Educação (MEC). Ao todo, o processo formativo da UFOP capacitou 329 especialistas, 277 concluíram como aperfeiçoamento e 89 como extensão. 
 
A entrega dos certificados ocorreu no dia 10 no polo UAB Vitória, Espírito Santo, juntamente com o Seminário Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis - Desafios e Perspectivas, com debate entre os concluintes do curso sobre suas possibilidades e desafios para a transversalidade da Educação Ambiental no sistema de ensino. 
 
O curso foi criado em 2009, por meio de parceria entre diversas universidades, a Secretaria de Educação a Distância e o Secadi/MEC. O objetivo geral de qualificação foi visar ao exercício das atividades profissionais e de ensino (professores da educação básica, técnicos e gestores das diversas áreas dos sistemas de ensino), tendo prioridade na seleção os que atuavam na educação pública (federal, estadual e municipal). Comunidade escolar, estudantes, lideranças da agricultura familiar e das comunidades tradicionais e educadores aposentados com atuação comunitária tiveram a oportunidade de participar integrando-se nos grupos de trabalho de suporte aos cursistas, recebendo certificado de Extensão.
 
A inclusão (prevista na legislação) da Educação Ambiental no projeto político-pedagógico da escola, no currículo e na gestão tornou-se uma necessidade no processo de formação cidadã, uma vez que a nova geração tem direito a conhecimentos que conduzam a uma concepção de desenvolvimento econômico que preserve o meio ambiente. Os conteúdos da Educação Ambiental visam, em nível local, nortear ações que estimulem a solidariedade, a equidade e o respeito aos direitos humanos e de todos os seres da natureza, valendo-se de estratégias democráticas.  
 
A professora Dulce Maria Pereira, coordenadora do programa, avalia positivamente os resultados obtidos com o curso: "Não só estou bastante satisfeita com os resultados como também entendo que a nossa Instituição está assegurando o cumprimento com qualidade do programa de Educação Ambiental, construído durante anos por ambientalistas e pela Instituição. Além disso, os nossos discentes, os nossos cursistas capacitados têm condições de interferir nos processos de articulação para que a escola, considerando o seu espaço, o seu currículo e a sua gestão, se torne realmente uma instituição educadora sustentável".
 
A estrutura curricular do curso foi composta por um conjunto de disciplinas obrigatórias, totalizando 360 horas, 24 créditos e a apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As disciplinas foram distribuídas conforme apresentação abaixo no período de novembro de 2014 a dezembro de 2017: 
 
DISCIPLINA 1- EAD e Ambiente Virtual de Aprendizagem; 
DISCIPLINA 2- Educação Ambiental, Sujeitos e Identidades;
DISCIPLINA 3 - Panorama da Educação Ambiental no Brasil; 
DISCIPLINA 4 - Temas Geradores e Mudanças Ambientais Globais; 
DISCIPLINA 5 - Instrumentação para a Educação Ambiental e a Prática Interdisciplinar; 
DISCIPLINA 6 - Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis; 
DISCIPLINA 7 - Projeto de pesquisa, intervenção e seminários temáticos.

Veja também

10 Novembro 2023

A revista Curinga, produto da disciplina de Laboratório Integrado II do curso de Jornalismo da UFOP, está em busca de...

Leia mais

31 Outubro 2023

No encontro, foram realizadas atividades variadas de matemática, como oficinas utilizando o programa GeoGebra nos laboratórios de informática do Departamento...

Leia mais

30 Outubro 2023

Nesta terça-feira (31), às 19h, no campus de Ouro Preto do IFMG, o professor e jornalista Éverlan Stutz ministra o...

Leia mais

24 Outubro 2023

Em parceria com a plataforma Quero Educação, o Estadão realiza anualmente uma avaliação das Instituições de Ensino Superior cadastradas no...

Leia mais