Ir para o conteúdo

Ensino de História da Educação é tema de debate no VII COPEHE

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Fernanda Mafia

Professores e pesquisadores de diferentes universidades do país discutiram as perspectivas da História da Educação na noite de 05 de setembro, durante o VII Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais (COPEHE). O evento ocorre de 04 a 06 de setembro, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais, em Mariana. 

Participaram da mesa os professores, Maurilane Biccas da Universidade de São Paulo, Décio Gatti da Universidade Federal de Uberlândia e Luciano Mendes de Faria Filho da Universidade Federal de Minas Gerais. A mediação ficou a cargo do docente Marcus Vinicius Fonseca, do Departamento de Educação da UFOP.

Foram abordados temas como evasão escolar, crescimento do número de mães que optam pela educação doméstica de seus filhos no lugar da escola tradicional, memória e registro das práticas escolares, entre outros. 

Quanto ao debate sobre educação de jovens e adultos, a professora Maurilane destaca que as experiências pessoais e cotidianas desses alunos “são de extrema importância no processo de aprendizagem”.

Sobre o tema central do debate, História da Educação, o professor Luciano destacou a necessidade da valorização dessa área de pesquisa. A aluna do 5º de Pedagogia da UFOP, Bruna Fagundes, ressalta a importância do evento para sua formação. "A área de História da Educação me interessa muito, já que pretendo fazer pesquisas nessa área", afirma.