Ir para o conteúdo

Palestra sobre educação como direito social inaugura o terceiro dia do Encontro de Saberes

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
print YouTube
A palestra foi moderada pela professora do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead) da UFOP Inajara de Salles Vieira e foi ministrada pelos professores Antônio Marcelo Jackson, também do Cead, e pelo professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) Matheus de Oliveira Guimarães.
 
O tema foi "Paz, justiça e instituições: educação como direito social", tendo como base o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 16 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A Agenda é o tema do Encontro de Saberes de 2021 e permeia toda a programação do evento, que chega à sua 13ª edição.
 
Antônio Jackson ofereceu uma contextualização histórica da educação no Brasil, evidenciando a falta de um projeto educacional desde os tempos da colonização portuguesa. Segundo ele, os problemas encontrados naquela época se perpetuam devido ao que define como "pensar mercantilista", no qual tudo se baseia nas relações de poder e na exploração econômica. A falta de enfrentamento político e sociológico desses problemas impossibilita o desenvolvimento da educação, que resultaria em maior igualdade.
 
Já o professor Matheus Guimarães, que também é coordenador dos cursos de Pedagogia e Letras da Faculdade de Pará de Minas (Fapam), trouxe uma reflexão sobre a educação como direito social. "Quando se fala de um direito social, a gente está falando de um direito de prestação a um grupo, que depende dessa prestação por parte do poder público", explicou. Ele ainda destacou a importância de o estado cumprir com o seu compromisso para que cada pessoa dentro da sociedade possa se instruir e se legitimar como cidadão. 
 
Por fim, ambos ressaltaram a importância da organização e da luta social coletiva para que os grupos prejudicados não sejam silenciados e a transformação social possa acontecer.
 
A palestra está disponível no YouTube, na íntegra. 
 
SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (SEIC) -  A palestra faz parte da programação do Seic, um dos onze eventos realizados dentro do Encontro de Saberes. Confira a programação completa.

Veja também

27 Novembro 2023

Esta edição do Encontro de Saberes marcou a volta do evento ao formato presencial, com atividades durante cinco dias no...

Leia mais

24 Novembro 2023

A palestra "Políticas Públicas Educacionais: o papel dos programas de formação inicial e continuada de professores" foi realizada no penúltimo...

Leia mais

24 Novembro 2023

Na última quinta (23), em apresentação no Encontro de Saberes, o Seminário de Internacionalização (Seinter) evidenciou o papel do Centro...

Leia mais

23 Novembro 2023

Para compor a programação da Mostra de Pós-Graduação do Encontro de Saberes, o professor visitante do Programa de Pós-Graduação em...

Leia mais