Ir para o conteúdo

Inaugurado o Centro de Estudos das Culturas Clássicas Persas na UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Grazzy Maria
A programação do quarto dia do Encontro de Saberes 2022 foi aberta com o único evento presencial desta edição, a inauguração do Centro de Estudos das Culturas Clássicas Persas. O projeto de extensão é fruto de acordos de cooperação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) com a Universidade de Teerã e a Universidade Allameh Tabataba'i.
 
Uma das responsáveis por essa aliança e coordenadora do Centro, a professora da UFOP Elisa Matilde Toledo Todd explicou que o Centro será aberto ao público e vai contar com atividades, como conferências e encontros semestrais, que vão discutir a cultura persa, além de outras ações, como a criação de um grupo de leitura.
 
Para Elisa, existe a necessidade de canalizar a informação sobre a cultura persa, e a criação do Centro vai possibilitar mais conhecimento aos interessados, fortificando as relações internacionais da UFOP. "Vai revivificar o contato com uma das culturas mais antigas da humanidade, e isso nos permite compreender melhor o mundo contemporâneo, receber mais informações sobre os mulçumanos e nos enriquecer com materiais que são um dos mais importantes para a experiência íntima do humano, tanto relacionado à criatividade, quanto à educação", explicou.
 
Como parte da programação, foi realizada uma conferência, que contou com a presença de Richard Twinch e Cecília Twinch, da Muyihiddin Ibn Arabi Society at Oxford (Mias), e Pablo Beneíto, da Universidade de Murcia/Espanha e do projeto Mias Latina, que palestraram sobre o pensamento de Ibn Arabi e sobre o mundo persa. Eles ainda trouxeram mais informações acerca do tema que vão contribuir para os estudos realizados pelo Centro. Cecília e Richard são representantes de uma organização sem fins lucrativos e de uma fundação de pesquisa dedicada ao estudo das obras do filósofo Andaluz Medieval Ibn Arabi.
 
A aluna do curso de Artes Cênicas Raquel Silva de Paula é uma das interessadas na cultura persa que participou do evento. Para ela, a palestra foi um diferencial para o conhecimento da cultura muçulmana. "Participei por curiosidade e interesse em conhecer mais sobre o tema. Percebo que no Brasil a gente não tem uma formação educativa nas escolas que nos revela mais sobre essa cultura, por isso considero que a criação do Centro e momentos como esse são importantes para que todos tenhamos outras referências de conhecimento", pontuou.
 
Também participaram do evento o diretor de Relações Internacionais da UFOP, Anderson Gamarano, o diretor do Ifac, Frederick Hunzicker, e o professor da Pontíficia Universidade Católica (PUC-Minas) Carlos Frederico Barboza.
 
O local dos encontros do Centro ainda não está definido. Para conhecer mais sobre a cultura persa, acesse o site do Ibn Arabi Society.

Veja também

27 Novembro 2023

Esta edição do Encontro de Saberes marcou a volta do evento ao formato presencial, com atividades durante cinco dias no...

Leia mais

24 Novembro 2023

A palestra "Políticas Públicas Educacionais: o papel dos programas de formação inicial e continuada de professores" foi realizada no penúltimo...

Leia mais

24 Novembro 2023

Na última quinta (23), em apresentação no Encontro de Saberes, o Seminário de Internacionalização (Seinter) evidenciou o papel do Centro...

Leia mais

23 Novembro 2023

Para compor a programação da Mostra de Pós-Graduação do Encontro de Saberes, o professor visitante do Programa de Pós-Graduação em...

Leia mais