Ir para o conteúdo

Alunos da UFOP discutem mobilidade internacional no Encontro de Saberes

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Print do YouTube
A roda de conversa "Mobilidade - Presencial/Híbrida" reuniu discentes de cursos da UFOP que viveram a experiência da mobilidade acadêmica para outros países, integrantes da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e docentes. O encontro aconteceu na última terça (30) como parte da programação do VII Seminário de Internacionalização (Seinter), organizado pela DRI dentro da programação do Encontro de Saberes 2021. 
 
Durante a conversa, os estudantes Carolina Cunha, Gustavo Magalhães, Naiara Alves e Luciana Garcia descreveram a oportunidade de estudar na Alemanha, Holanda e Espanha. O grupo falou sobre o processo de mobilidade a partir da escolha do destino, destacando a vontade de aprender um novo idioma, as metas da carreira e o incentivo recebido por meio de palestras da DRI. Outros assuntos abordados foram a dificuldade com o idioma local e as adaptações em um novo país. 
 
Os alunos também comentaram sobre a influência da pandemia na experiência internacional. Carolina relatou que as restrições tornaram tudo atípico e que não pôde conhecer a Espanha muito bem. Naiara contou que as limitações começaram duas semanas após sua chegada na Alemanha, mas que teve a oportunidade de conhecer a França em uma viagem curta e que mesmo com as restrições repetiria a experiência. 
 
Os estudantes também aconselharam os interessados em participar da mobilidade acadêmica. Para Carolina, o importante é que o aluno "vá sem medo de errar, sem medo de fazer algo novo e que ele não se feche em um grupo de brasileiros".
 
A roda de conversa foi mediada pelo coordenador de Convênios e Mobilidades da DRI, Anderson Gamarano, e pela diretora da DRI, Jaqueline Schultz. 
 
A programação do Seinter e do Encontro de Saberes continua até 3 de dezembro. Os vídeos ficam disponíveis na UFOP Aberta até o fim do evento e haverá emissão de certificado para quem participar por meio da plataforma.
 
Acesse a programação completa do Encontro de Saberes, incluindo a do Seinter. 
 
O SEINTER - O evento reúne estudantes que já passaram por experiências acadêmicas internacionais, interessados em participar de mobilidade no exterior, professores e técnicos administrativos para conversar sobre as etapas do processo. O encontro também incentiva a participação da comunidade em outras ações de internacionalização, como a oferta de atividades em idiomas estrangeiros, tanto de forma presencial quanto remota. 
 
O ENCONTRO - O evento realizado anualmente pela UFOP apresenta as ações e projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na Universidade em seus três campi: Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. As exposições de atividades durante Encontro incluem ações que envolvem ciência, inovações tecnológicas, criação artística e literária, atividades de extensão, inovações pedagógicas, assuntos comunitários e estudantis, e internacionalização.
 
Mais informações no site

 

Veja também

27 Novembro 2023

Esta edição do Encontro de Saberes marcou a volta do evento ao formato presencial, com atividades durante cinco dias no...

Leia mais

24 Novembro 2023

A palestra "Políticas Públicas Educacionais: o papel dos programas de formação inicial e continuada de professores" foi realizada no penúltimo...

Leia mais

24 Novembro 2023

Na última quinta (23), em apresentação no Encontro de Saberes, o Seminário de Internacionalização (Seinter) evidenciou o papel do Centro...

Leia mais

23 Novembro 2023

Para compor a programação da Mostra de Pós-Graduação do Encontro de Saberes, o professor visitante do Programa de Pós-Graduação em...

Leia mais