Ir para o conteúdo

Agenda 2030 é tema da conferência de abertura do Encontro de Saberes

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A conferência de abertura do 12º Encontro de Saberes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) aconteceu na manhã desta terça (1º) e contou com um debate sobre "O papel das universidades em relação à Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável". Participaram a reitora da UFOP, Cláudia Marliére, o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles Pires da Silva, e o assessor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC), Dalmo Mandelli, representando o reitor Dácio Matheus. 
 
A reitora Cláudia Marliére iniciou o debate com uma abertura curta, destacando que foram mais de 1300 trabalhos inscritos, além das palestras e mostras iniciadas na segunda-feira. "Os projetos que impactam positivamente tanto a Universidade como as comunidades de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade são divulgados no Encontro de Saberes". 
 
Já o reitor da UFBA, João Carlos Salles, destacou a importância de se pensar na agenda 2030 desde já, pois "esse conjunto de metas está ameaçado". Segundo ele, "as universidades fazem com que esse conjunto de metas não seja apenas uma carta utópica. As universidades são lugares que dão sentido a essas metas. São os lugares onde se estudam as questões científicas em conjunto". 
 
O assessor de Relações Internacionais da UFABC, Dalmo Mandelli, ressaltou que a pandemia mostrou o papel das universidades junto à sociedade: "As universidades proporcionam o conhecimento e as soluções que sustentam a implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável". Dalmo destacou ainda que a educação de qualidade é o único objetivo capaz de contribuir para o cumprimento de todos os outros. 
 
AGENDA 2030 - Em setembro de 2015, representantes dos 193 Estados-Membros da ONU se reuniram em Nova York e reconheceram a erradicação da pobreza como o maior desafio global e um requisito importante para um desenvolvimento sustentável. Ao adotarem o documento "Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável", os países se comprometeram a adotar medidas transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos. 
 
O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. São objetivos e metas para todos os países adotarem de acordo com suas prioridades e atuarem no espírito de uma parceria global que traga melhorias para a vida das pessoas, agora e no futuro.
 
O Encontro de Saberes continua até sexta (4) e é aberto a todos os públicos. Confira a programação

 

Veja também

27 Novembro 2023

Esta edição do Encontro de Saberes marcou a volta do evento ao formato presencial, com atividades durante cinco dias no...

Leia mais

24 Novembro 2023

A palestra "Políticas Públicas Educacionais: o papel dos programas de formação inicial e continuada de professores" foi realizada no penúltimo...

Leia mais

24 Novembro 2023

Na última quinta (23), em apresentação no Encontro de Saberes, o Seminário de Internacionalização (Seinter) evidenciou o papel do Centro...

Leia mais

23 Novembro 2023

Para compor a programação da Mostra de Pós-Graduação do Encontro de Saberes, o professor visitante do Programa de Pós-Graduação em...

Leia mais