Ir para o conteúdo

Abertura do Encontro de Saberes reforça a importância da integração de saberes na Universidade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Helen Aquino
Com: 
Nathália Vergara
A cerimônia de abertura da 11ª edição do Encontro de Saberes contou com a presença de vários membros da comunidade acadêmica, incluindo professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação. Na mesa, estavam o vice-reitor da UFOP, Hermínio Nalini; a presidente da Comissão Organizadora do Encontro de Saberes e pró-reitora adjunta  de Pesquisa e Pós-Graduação, Renata Guerra de Sá Cota; o pró-reitor de Extensão, Marcos Knupp; a coordenadora do Núcleo Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação, Juliana Santos da Conceição; e a coordenadora de Assuntos Internacionais da UFOP, Jaqueline Schultz.
 

img_2360.jpg

Helen Aquino
A cerimônia de abertura foi na terça (5)
O vice-reitor, Hermínio Nalini, destacou o compromisso que a UFOP tem em mostrar para toda a comunidade o real papel da Universidade. Segundo ele "cada edição do Encontro de Saberes é um momento que toda a comunidade acadêmica tem para refletir se estamos cumprindo de fato nosso papel, e todos esses resultados de pesquisa nos indicam que estamos no caminho certo". 
 
A pré-reitora adjunta Renata Guerra de Sá, memorou que, de todas as edições do evento, esta é a primeira que acontece no campus da UFOP. Além disso, ressaltou o avanço da Universidade em relação às ofertas de bolsas para a produção científica. Segundo ela "quando estudei aqui na Universidade, em 1991, não havia programas de iniciação científica como os que existem hoje. Então é uma satisfação muito grande observar que, no ano em que a UFOP completa 50 anos, podemos perceber o crescimento significativo desse tipo de conhecimento".
 
Na cerimônia também foram apresentadas algumas das atividades previstas na programação do Encontro de Saberes, como as rodas de conversa com alunos participantes de mobilidade acadêmica internacional, as apresentações de pôsteres do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), a exposição das atividades do Programa de Educação Tutorial (PET) e as atividades culturais dos projetos de extensão da Universidade. 

09239_foto9_5670375316237416771.jpg

Mylena Gonçalves
A programação do Encontro inclui apresentação de pôsteres
 
ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA - No primeiro dia do Encontro de Saberes, foram realizados minicursos e apresentações de projetos de pós-graduação e de iniciação cientifica, dentre outras atividades. Os estudantes apresentaram trabalhos por meio de pôsteres, no ginásio da Escola de Educação Física. As pesquisas foram divididas por áreas: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas, Letras e Artes; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Vida; e Engenharias. 
 
Os professores Fernando Henrique Silveira e Rudolf Huebner, ambos da UFMG, avaliadores dos projetos de Engenharia — área que levou um grande número de estudantes —, ficaram satisfeitos com a diversidade de trabalhos e de áreas. "É importante para a pesquisa, para podermos aplicar esse conhecimento de alguma forma", ressaltou Rudolf.

O Encontro de Saberes continua até 7 de novembro e é aberto a todos os públicos. Confira a programação.

Veja também

27 Novembro 2023

Esta edição do Encontro de Saberes marcou a volta do evento ao formato presencial, com atividades durante cinco dias no...

Leia mais

24 Novembro 2023

A palestra "Políticas Públicas Educacionais: o papel dos programas de formação inicial e continuada de professores" foi realizada no penúltimo...

Leia mais

24 Novembro 2023

Na última quinta (23), em apresentação no Encontro de Saberes, o Seminário de Internacionalização (Seinter) evidenciou o papel do Centro...

Leia mais

23 Novembro 2023

Para compor a programação da Mostra de Pós-Graduação do Encontro de Saberes, o professor visitante do Programa de Pós-Graduação em...

Leia mais