Criado por Administrator em qua, 25/09/2013 - 18:20
Ana Elisa Siqueira
A reunião com os representantes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Canal Futura e algumas Universidades Federais e Comunitárias foi uma possibilidade para ampliar a integração entre estas Instituições e a troca de conhecimento e conteúdos audiovisuais. Para o Coordenador de Comunicação da UFOP, Chico Daher, o maior desafio enfrentado pelas TVs universitárias/educativas é conseguir financiamento.
Foto: Richard Dias
Com o projeto apresentado pela RNP, essa questão poderá ser minimizada, considerando que a troca de conteúdos entre as TVs pode ser potencializada.
A RNP apresentou a Plataforma de intercâmbio de Conteúdos Digitais (ICD). Para o gerente de Relacionamento em Cultura e Humanidades, Alvaro Malaguti, a UFOP promoveu um encontro de diálogo, que permitirá uma produção em rede, de forma colaborativa.
O reitor da UFOP, Marcone Jamilson Freitas Souza, acredita que o fortalecimento das redes universitárias, educativas e comunitárias valoriza o processo de produção das informações que circulam fora dos circuitos de rádios e TVs comerciais. Assim, destacou a importância dessas parcerias como meio de fortalecer a comunicação pública, de caráter educativo.
Os presentes tiveram a oportunidade de compartilhar um conhecimento que irá proporcionar um serviço de qualidade para o cidadão. O gerente de Projetos da RNP, Daniel Caetano, disse que a Instituição procura “apoiar as universidades, disponibilizando ferramentas que permitem o compartilhamento de conhecimento por meio da rede/ip (internet)”.
Todos os representantes avaliaram de forma positiva o evento. O diretor de jornalismo da Unesp, Ricardo Polittini, ressaltou que todos têm a ganhar com essa troca, pois é um desafio para as TVs produzir conteúdos que preencham todas as horas da grade.
A diretora de Comunicação da Universidade Federal de Tocantins (UFT), Celene Fidelis, viu o encontro como um caminho para se adquirir experiências, principalmente para sua Universidade, que esta prestes a inaugurar uma rádio educativa e retomar o processo para implantação de uma TV.
A Universidade Federal de São Carlos (UFScar) já utiliza o sistema de compartilhamento da RNP. O representante Rodrigo Botelho falou que o projeto tem proporcionado novas formas de experiências de produção para as rádios e TVs. O encontro foi uma forma de partilhar soluções e ideias.



Ouvidoria




