Ir para o conteúdo

Scale Up: crescimento exponencial

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
A EJ desta semana é a Scale Up, dos cursos de Química Industrial e Licenciatura em Química da UFOP, localizados no Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto. Fundada em 2018, a Scale Up surgiu a partir de uma inquietação dos estudantes, que buscavam uma maneira de aplicar os conteúdos que aprendiam em sala de aula a situações práticas do mercado de trabalho. 
 
A empresa oferece os serviços de análises químicas de água, cerveja e cachaça, consultorias e, para contemplar o curso de licenciatura, também oferece minicursos, como o de produção de cerveja e de Química Forense.  
 
A atual diretora de marketing e vendas, Thalyta Oliveira, conta sua trajetória na EJ: "Eu entrei na Scale UP no segundo semestre de 2019 e desde então fui trabalhando meus conhecimentos e também fui submetida a muitas capacitações. Graças às capacitações, em 2020 fui eleita diretora de qualidade, e desde então sigo em cargos de liderança".
 
Sobre a importância da Scale Up para a comunidade acadêmica, Thalyta conta que, por meio de parcerias com docentes e com o Centro Acadêmico de Química (Caqui), a EJ consegue participar ativamente da rotina acadêmica dos discentes do curso, como na organização da recepção de calouros e semanas de estudos. "Recentemente também fizemos parceria com o Centro Acadêmico de Química da Universidade Federal de Lavras (Ufla), o que aumentou nosso raio de impacto", ressalta.
 

whatsapp_image_2021-11-23_at_18.59.05.jpeg

Reprodução
Membros em reunião presencial, antes da pandemia.
 
O impacto do trabalho da EJ também é sentido além dos muros da Universidade. "Para a sociedade, a Scale UP todos os anos presta serviços sem intuito financeiro para instituições e escolas. Ano passado formulamos apostilas de Química com foco no Enem para estudantes do ensino médio de duas escolas", conta Thalyta. 
 
Entre os projetos de destaque desenvolvidos pela Scale Up, está o minicurso de Química Forense, realizado em parceria com a EJ de Química da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), que contou com a participação de mais de 50 pessoas, sendo 80% estudantes da UFOP e da UFSJ. O minicurso recebeu dois peritos referência na área de Balística e Química Forense, superando as expectativas dos participantes, que o avaliaram com nota máxima de satisfação.
 

whatsapp_image_2021-11-23_at_18.59.06.jpeg

Reprodução
Gestão atual em reunião remota
 
PANDEMIA - "Na pandemia aprendemos a dar um valor maior para as áreas de atuação dos dois cursos. Antes, nós fazíamos somente análises, e com a pandemia isso foi impossível. Então, tivemos que nos reinventar e contar com a participação de professores", conta Thalyta sobre a atuação da EJ durante período de isolamento social. 
 
O primeiro projeto desenvolvido de maneira virtual, com a ajuda do professor Marcelo Spezialli, do Departamento de Química, foi um minicurso de produção de cerveja. "Deste então focamos em minicursos e cartilhas, para que, mesmo a distância, os membros pudessem ter a vivência empresarial que garantimos", finaliza.  
 
Conheça mais sobre a Scale Up em seu site e Instagram.
 

Veja também

25 Outubro 2023

A Projet, empresa júnior do curso de Engenharia de Produção, abriu inscrições para o processo seletivo deste semestre. Confira o...

Leia mais

10 Outubro 2023

A Formulare, empresa júnior do curso de Farmácia da UFOP, publica edital para seleção de novos integrantes. As inscrições podem...

Leia mais

3 Maio 2023

A Projet, empresa júnior de Engenharia de Produção, abre processo seletivo para estudantes do curso. Os interessados devem ter disponibilidade...

Leia mais

21 Junho 2022

A Visão Jr. é a empresa júnior do curso de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação, localizada no Instituto...

Leia mais