Ir para o conteúdo

CiAli: fomentando o empreendedorismo local

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
A empresa júnior da semana é do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFOP, que fica no Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto. A EJ surgiu a partir de um núcleo de estudos de alunos do curso que queriam, como outros estudantes da Universidade, participar do Movimento Empresa Júnior (MEJ). A partir de 2017, o grupo começou a desenvolver a CiAli, tomando ações para a fundação da EJ, como a regulamentação que deve ser apresentada à UFOP. Em 2018, nascia de fato a CiAli Jr, que se integrou ao Núcleo Vertentes e à Federação de Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais em 2020.
 
Os serviços oferecidos pela EJ consistem em rotulagem, análises laboratoriais, implementação de boas práticas, pesquisa de mercado, organização de estoque, controle de qualidade e consultorias, todos na área de alimentos.
 
A atual diretora-presidente da CiAli, Alice Giffoni, entrou na EJ em outubro 2020, no setor comercial, e foi eleita para o atual cargo no final de fevereiro deste ano. "Quando fui eleita presidente, um turbilhão de pensamentos vieram à tona.  Eu tinha apenas quatro meses de empresa, será que saberia lidar com isso? E a cada mês que se passava, todo o MEJ ia me encantando mais e mais. A Alice de agora com certeza agradece à Alice de 2020 por ter persistido nessa história. As experiências que vivemos aqui são únicas e, com certeza, me abrirão portas para o mercado profissional", conta.
 

whatsapp_image_2021-11-12_at_17.23.37.jpeg

Reprodução
Membros em reunião presencial, antes da pandemia.

"A trajetória de cada membro na empresa é construída aos poucos. Quando você entra em uma empresa júnior, você se vê em um mundo diferente do acadêmico da Universidade. Você se vê em uma empresa real, com responsabilidades reais e clientes reais. Ou seja, você está de frente com o mercado de trabalho e tudo o que ele engloba", conta Alice sobre a importância da EJ, que ajuda também no fortalecimento do curso e no crescimento da comunidade local, fomentando o empreendedorismo por meio de projetos de baixo custo e pro bono (sem custo).
 

Os projetos de destaque da EJ envolvem bastante o comércio local, como a produção de rótulos para um pequeno negócio da região, feito no início deste ano, o desenvolvimento de novos produtos para outro comércio local e a finalização recente de toda a documentação de Boas Práticas de Fabricação para uma lanchonete de Ouro Preto.

whatsapp_image_2021-11-12_at_09.25.00.jpeg

Reprodução
Equipe em reunião virtual durante a pandemia

PANDEMIA - Durante o período de atividades remotas, a CiAli adotou as reuniões virtuais. "Já os projetos estão sendo executados com data previamente marcada com o nosso orientador e, geralmente, apenas uma ou duas pessoas realizam o trabalho, evitando aglomerações. As confraternizações precisaram esperar um pouco, mas já estamos contando os dias para nos encontrarmos e celebrarmos a nossa gestão e todos os desafios que conseguimos superar com excelência na pandemia", comemora Alice.
 

Conheça mais sobre a CiAli em seu Instagram e site.

Veja também

25 Outubro 2023

A Projet, empresa júnior do curso de Engenharia de Produção, abriu inscrições para o processo seletivo deste semestre. Confira o...

Leia mais

10 Outubro 2023

A Formulare, empresa júnior do curso de Farmácia da UFOP, publica edital para seleção de novos integrantes. As inscrições podem...

Leia mais

3 Maio 2023

A Projet, empresa júnior de Engenharia de Produção, abre processo seletivo para estudantes do curso. Os interessados devem ter disponibilidade...

Leia mais

21 Junho 2022

A Visão Jr. é a empresa júnior do curso de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação, localizada no Instituto...

Leia mais