Ir para o conteúdo

Startup de estudantes da UFOP alcança 1º colocação no Desafio MinerALL

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
A startup Minera Ação, desenvolvida pelos estudantes da UFOP Vitor Hugo Ferreira, Camila Mariano, Thacio Carvalho e Corneille Midokpe Fabrice Alodji, foi a grande vencedora do desafio. O projeto é uma solução de negócio que propõe a pavimentação de baixo custo a partir dos rejeitos da Samarco em outros setores industriais.
 
O Desafio MinerALL busca desenvolver, de forma colaborativa com diversos atores da sociedade, soluções de negócios a partir dos rejeitos de minério, visando causar impactos positivos dentro e fora do território minerador. 
 
A primeira edição do programa, liderado pela aceleradora de startups Neo Ventures e da Samarco, foi encerrada na noite de quinta (13), no Centro de Convenções da UFOP, em Ouro Preto. 
 
Mais de 400 estudantes de cursos técnicos, graduação, mestrado e doutorado de diversas universidades de Belo Horizonte e da região de Ouro Preto e Mariana – entre elas a UFMG e a UFOP – se inscreveram na primeira edição desafio. Os 84 selecionados desenvolveram, a partir da pré-aceleração de tecnologias, soluções com foco no aproveitamento de rejeitos. Foram realizados estudos de viabilidade técnica, socioambiental e econômica, que contaram com metodologia, mentorias, treinamentos e interações com profissionais e professores renomados. 
 
Dentre as seis primeiras colocadas, os destaques da edição, quatro são projetos da cidade de Ouro Preto. Confira abaixo: 
 
1º) Minera Ação (OP)
2º) New Cycle (BH)
3º) GM Tech (BH)
4º) Smart Mining (OP)
5º) Reuse (OP)
6º) Cinq Sens (OP)

Veja também

11 Dezembro 2023

A plataforma Farol Universitário é uma startup fundada pelos alunos Vitor Piagge, do curso de Engenharia de Produção, e Matheus...

Leia mais

24 Outubro 2023

O tema foi abordado no II MeetUp Café, realizado em celebração ao Dia Nacional da Inovação, em 19 de outubro...

Leia mais

9 Outubro 2023

empreendedorismo_feminino_-_destaque.png A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) disponibilizou um formulário para mapear e conhecer o perfil das mulheres...

Leia mais

3 Agosto 2023

O professor André Luis Silva, do Departamento de Engenharia de Produção, Administração e Economia da UFOP, foi convidado para compor...

Leia mais