Ir para o conteúdo

Start Day Internacional promove interação cultural entre Brasil e México

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Matheus Santos

A primeira edição do Start Day Internacional foi realizada no pátio da Escola de Minas, na sexta (4), e contou com a participação de estudantes do México. O evento é coordenado pelo professor André Luís Silva, do Departamento de Engenharia de Produção, Administração e Economia (Depro), e foi organizado por estudantes envolvidos com disciplinas de empreendedorismo da Universidade, alunos do projeto de extensão Labor — que presta consultoria a quem possui alguma ideia ou empreendimento em andamento — e estudantes intercambistas.

img_7876.jpg

Matheus Santos
Start Day Internacional acontece no pátio da Escola de Minas
Durante o evento houve a venda de comidas típicas do México, como nachos, guacamole e tacos, além de versões da culinária brasileira, que incluíam brigadeiro com pimenta e tapiocas mexicanas. Para o professor André Luís, "o evento de hoje tem diferentes objetivos. Para a comunidade acadêmica da UFOP, é o contato com a cultura mexicana. Já os estudantes fizeram modelos de negócio, planilha financeira, publicidade e toda a gestão do evento".

Para além da venda de alimentos, a ideia é promover a troca de experiências entre a comunidade acadêmica, como conta o aluno Caio Xavier, de Engenharia de produção: "É a primeira vez que a gente traz culinária, novas experiências e prática de idiomas. A ideia é principalmente o aprendizado de como desenvolver um modelo de negócios".

img_7906.jpg

Matheus Santos
Comidas típicas mexicanas à venda no Start Day

A vinda dos alunos intercambistas envolveu a Coordenadoria de Assuntos Internacionais (Caint) e a Associação Internacional para o Intercâmbio de Estudantes por Experiência Técnica (Iaeste). Alberto Torres, aluno de Engenharia Elétrica da Universidad Autónoma del Estado de México, acredita que a experiência na UFOP foi positiva. "É uma boa experiência mesclar as culturas. É muito interessante", conta.

START DAY - O Start Day possui outras edições ao longo do semestre: uma no início, chamada "O primeiro passo", que busca envolver os novos alunos no mundo do empreendedorismo, e outra no final, o "Projeto de Fábrica", em que os alunos apresentam o projeto final da disciplina.

Veja também

11 Dezembro 2023

A plataforma Farol Universitário é uma startup fundada pelos alunos Vitor Piagge, do curso de Engenharia de Produção, e Matheus...

Leia mais

24 Outubro 2023

O tema foi abordado no II MeetUp Café, realizado em celebração ao Dia Nacional da Inovação, em 19 de outubro...

Leia mais

9 Outubro 2023

empreendedorismo_feminino_-_destaque.png A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) disponibilizou um formulário para mapear e conhecer o perfil das mulheres...

Leia mais

3 Agosto 2023

O professor André Luis Silva, do Departamento de Engenharia de Produção, Administração e Economia da UFOP, foi convidado para compor...

Leia mais