Ir para o conteúdo

Start Day encerra período letivo com apresentações de projetos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Helen Aquino
O evento funciona como um salão de oportunidades, viabilizando a apresentação de projetos de alunos de disciplinas da UFOP relacionadas ao empreendedorismo para mentores e para a comunidade acadêmica. Nesta edição, realizada na quinta (21), foram incluídas as avaliações parciais das disciplinas de Empreendedorismo, Inovações Empreendedoras e Projeto de Fábrica. No evento, é feita a exposição dos projetos para uma banca externa constituída por professores da Universidade, pesquisadores e empresas patrocinadoras.

Para o professor do Departamento de Engenharia de Produção André Silva, que organiza o evento, o Start Day "é um momento ótimo para os alunos que possuem um modelo de negócio estabelecido terem o feedback de gente que está atuando no mercado. Então é o momento que os avaliadores externos têm pra ver o que vem sendo feito aqui e dar esse retorno".

A questão ambiental recebeu bastante atenção dos alunos no desenvolvimento dos seus projetos. Em um deles, uma fábrica de sacolas de papel foi pensada para atender demandas de padarias e outros comércios de Turmalina (MG), na região do Vale do Jequitinhonha, onde esse tipo de serviço não é ofertado. O cuidado com o meio ambiente também foi o mote para o desenvolvimento de um projeto de confecção de camisas à base de garrafas pet. Tecnologia e inovação também foram elementos que puderam ser observadas em muitas apresentações.

"Esse evento ajuda a dar visibilidade para o que a gente faz. Começamos com a disciplina, sem pensar no empreendedorismo, e passamos a enxergar isso no projeto ao longo do tempo. Começamos a pensar como executá-lo mesmo, ouvindo os apontamentos e opiniões dos professores e dos avaliadores", ressalta Matheus Zinato, que apresentou junto com colegas um projeto que visa à venda de produtos alimentícios minimamente processados e sem aditivos, que já seriam selecionados, cortados, lavados, embalados a vácuo e vendidos prontos para uso.

O EVENTO - O Start Day é realizado todo final de semestre e, durante o ano, há edições específicas, como o Start Day Calouros, que acontece como uma recepção aos novos alunos da Escola de Minas, proporcionando a interação entre veteranos e calouros. Neste semestre houve outra edição especial, o Start Day México, na qual foi apresentado um modelo de negócio da área de alimentação a ser executado em Ouro Preto.
 

 

Veja também

11 Dezembro 2023

A plataforma Farol Universitário é uma startup fundada pelos alunos Vitor Piagge, do curso de Engenharia de Produção, e Matheus...

Leia mais

24 Outubro 2023

O tema foi abordado no II MeetUp Café, realizado em celebração ao Dia Nacional da Inovação, em 19 de outubro...

Leia mais

9 Outubro 2023

empreendedorismo_feminino_-_destaque.png A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) disponibilizou um formulário para mapear e conhecer o perfil das mulheres...

Leia mais

3 Agosto 2023

O professor André Luis Silva, do Departamento de Engenharia de Produção, Administração e Economia da UFOP, foi convidado para compor...

Leia mais