Criado por Administrator em qua, 20/05/2015 - 10:22
Daniella Andrade
Com a proposta de debater assuntos importantes do ciclo acadêmico dos estudantes, o projeto Sou Mais Juventude, em sua 5ª edição, trouxe para debate os conflitos e os desafios da Instituição no cenário orçamentário da Universidade em 2015, a fim de ampliar o diálogo entre gestão e alunos, professores e TAEs.
Com o tema "Orçamentos da Universidade e os impactos nas políticas de juventude na UFOP", a mesa de abertura, composta pelo pró-reitor de Planejamento e Finanças, Rodrigo Bianchi, e pelo pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Rafael Magdalena, sob a mediação do prof. Gilson Nunes, apresentou a trajetória orçamentária da UFOP. De forma didática, todos os presentes puderam acompanhar as mudanças de orçamento que as instituições de ensino superior têm passado nos últimos meses, interpeladas por um panorama e contextualização nacional sobre ajuste fiscal para o entendimento dos cortes anunciados pelo governo.
A "política de austeridade", criada pela Instituição nos meados de 2014, foi estratégia para a otimização dos serviços, estabelecendo prioridades para gastos, como bolsas assistenciais, restaurantes universitários (RUs) e terceirizados, numa tentativa de diminuir os impactos dos cortes no orçamento anual da Instituição. Para Magdalena, o evento "é o momento em que a comunidade toma conhecimento do real. Estamos tendo a oportunidade de mostrar à comunidade universitária que estamos fazendo o melhor para garantir a continuidade dos programas, mesmo com reduções", afirma.

Estudantes e representantes da Prace abordam as
políticas de assistência estudantil - Foto: Carol Vieira
Para além disso, o projeto buscou organizar mesas para propor diálogos sobre modelo plural nas moradias estudantis da UFOP, com participação de todas as associações de residência estudantil disponível, debate para viabilização de um serviço de xerox mais justo, transporte intercampi, qualidade das cantinas, segurança nos campi, políticas de juventude, racismo na Universidade e assistência estudantil.
Mais
que debates, o Sou Mais Juventude contou com apresentações musicais,
mostra de orquídeas, exposição e oficina de grafite, todos sediados no
Departamento de Geologia (Degeo), no campus Morro do Cruzeiro.
Para a vice-reitora, Célia Maria, "é uma alegria trazer essa temática
que, de certa forma, importa a todos. Essa oportunidade de apresentar e
dialogar junto com os estudantes, professores e técnicos sobre a
situação orçamentária e o que isso tem impactado nossa Instituição, nos
ajuda na formação dos nossos alunos", declara. Sobre a escolha da
temática, a coordenadora do evento Carla Ferreira reitera que a demanda
"foi uma necessidade solicitada pelos estudantes colaboradores do
projeto. Esse evento é um coroamento das propostas oriundas dos próprios
universitários", afirma.
O Projeto
Vinculado ao Programa Caleidoscópio, o projeto visa a construção coletiva e horizontal de uma política de juventudes na UFOP. O trabalho mobiliza unidades, institutos e departamentos para ações de cunho acadêmico, político, artístico, cultural e social, de forma a conferir aos jovens a centralidade das ações e intervenções articuladas no tripé pesquisa, ensino e extensão. O projeto tem o objetivo de percorrer todos os campi da Universidade.
O Projeto
Vinculado ao Programa Caleidoscópio, o projeto visa a construção coletiva e horizontal de uma política de juventudes na UFOP. O trabalho mobiliza unidades, institutos e departamentos para ações de cunho acadêmico, político, artístico, cultural e social, de forma a conferir aos jovens a centralidade das ações e intervenções articuladas no tripé pesquisa, ensino e extensão. O projeto tem o objetivo de percorrer todos os campi da Universidade.
Confira mais fotos do evento no link: http://ufop.br/index.php?option=com_wrapper&Itemid=305



Ouvidoria




