skip to content

Comitê avalia piora nos indicadores e apresenta gráfico anual da contaminação

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Os indicadores de disseminação de Covid-19 pioraram na avaliação geral das 20 cidades monitoradas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, mesmo com o indicador do estado em queda.
 
Passaram a figurar em alta as cidades de Betim, com um aumento de mais de dois mil casos confirmados, Ponte nova e Santa Bárbara. As três estavam em queda na semana anterior e inverteram seu fluxo.
 
Ouro Preto era a única em alta na semana passada e agora passou a apresentar queda, com o Rt de 1,082. Outras oito cidades seguem essa mesma tendência, com a redução do índice de contaminação, e as oito restantes apresentam estabilidade.
 
Os dados e os gráficos de cada localidade estão disponíveis no Painel Covid-19.
 
 
 
Distribuição das médias móveis por mês
 
O Comitê disponibiliza mais um formato de gráfico que possibilita a visualização do desenvolvimento de Covid-19 ao longo do ano que passou. Tanto no valor geral de Minas Gerais quanto nas 20 cidades monitoradas é possível distinguir a distribuição das médias móveis dos casos confirmados a cada mês.
 
Em um único gráfico são apresentadas três informações concentradas da seguinte forma: 
 
- A posição do elemento em cada coluna, se mais alto ou baixo, é o indicativo do nível de infecção naquele mês, de acordo com o número indicado na barra lateral esquerda. 
 
- O traço mais forte no centro de cada quadro é o cálculo da mediana, que é uma medida menos sensível a valores discrepantes que possam ocorrer por ações pontuais e influenciariam na média simplificada, possibilitando melhor percepção do indicador médio de cada mês.
 
- Por fim, o tamanho de cada quadro mostra o quanto houve de variação no mês, sendo que os quadros maiores são de meses com grande diferença do índice de contaminação (meses heterogêneos) e os menores, de meses com pouca alteração (meses homogêneos).
 
Acesse os gráficos de cada localidade pelos links:

Veja também

31 Março 2021

Seguindo as orientações e medidas restritivas impostas pela Onda Roxa em Ouro Preto, a Pró-Reitora de Orçamento, Planejamento e Administração...

Leia mais

26 Março 2021

Na quinta (25), a reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus foi realizada em conjunto com a Reitoria da UFOP...

Leia mais

19 Março 2021

Com a alta da contaminação pela Covid-19, o governo de Minas Gerais decretou em 3 de março a fase denominada...

Leia mais

15 Março 2021

Neste mês de março estamos completando um ano da decretação da pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e de...

Leia mais