Ir para o conteúdo

Cerca de 40 repúblicas participam da ação

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Os estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) residentes nas repúblicas de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade estão realizando a ação "Estudantes pela Comunidade", que visa conscientizar a população sobre a Covid-19. No momento, cerca de 40 repúblicas estão comprometidas na ação, que inicialmente teve o envolvimento de 13 delas. 
 
Entre os organizadores da ação está a Associação das Repúblicas Federais de Ouro Preto (Refop). A presidente da Refop e aluna de Química da UFOP, Bárbara Alice Piedade dos Santos, espera que não ocorram aglomerações neste carnaval. "Nós, da diretoria da Refop, esperamos que as pessoas não tentem fazer festas e aglomerações e que todo mundo colabore e respeite o distanciamento social".
 
Outras associações se juntaram ao movimento, que busca conscientizar também os estudantes: as Associações das Repúblicas Reunidas de Ouro Preto (Arrop), das Repúblicas Particulares de Ouro Preto (Arpa), das Repúblicas Unidas Monlevadenses (Rumon) e das Repúblicas Particulares de Mariana (Arpam). 
 
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) entrou na iniciativa com a proposta de levar a ação para além das moradias, através do contato com centros e diretórios acadêmicos e através das mídias sociais. 
 
O projeto é desenvolvido em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Institucional (CCI) da Universidade e as Pró-Reitorias de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) e de Orçamento, Planejamento e Administração (Proplad). 
 
Na "Ação contra a Covid-19: estudantes pela comunidade", os alunos que residem em moradias da UFOP e nas repúblicas federais e particulares podem assinar um termo em que se comprometem a realizar ações para evitar aglomerações — afirmando que não vão fazer festas ou receber hóspedes, por exemplo, além de manter o isolamento em caso de sintomas e seguir o Protocolo de Biossegurança da Universidade, que aborda questões relativas às moradias coletivas. 
 
As repúblicas que participam da ação afixam cartazes em suas dependências para reafirmar o compromisso. Quem se interessar em saber quais são elas vai poder checar nas redes sociais das repúblicas e moradias e também aqui no site da UFOP, onde são publicadas atualizações do número de repúblicas que estão se envolvendo na "Ação contra a Covid". Repúblicas e moradias interessadas em participar da ação podem preencher o formulário.
 
Abaixo, a lista das repúblicas que firmaram compromisso: 
 
1.Bangalô
2.Butantan
3.Casanova
4.Gaiola de Ouro
5.Jardim de Alah
6.Maracangalha 
7.Marragolo
8.Nau Sem Rumo
9.Ovelha negra 
10.Patotinha
11.Penitenciária 
12.Quarto Crescente 
13.Quitandinha
14.República Alforria
15.República Casanova
16.República doce Mistura
17.República Koxixo
18.República Lumiar
19.República Mata Virgem
20.República Mistura Perfeita 
21.República Mixuruka 
22.República Palmares
23.República Pif Paf
24.República Rebu
25.República Senzala
26.República Sinagoga
27.Tabu
28.Tanto Faz 
29.Território Xavante
30.Tigrada
31.Virada Pra Lua 
32.República Pronto Socorro 
33.Poleiro dos Anjos
34.República Taberna
35.Cassino
36.República Bem na Boca

Veja também

2 Março 2023

O projeto "UFOP em Ação: Prevenção, Rastreamento e Telemonitoramento de Risco para a Covid-19", coordenado por docentes do Programa de...

Leia mais

20 Janeiro 2023

A partir desta sexta-feira (20) o uso de máscaras nos ambientes acadêmicos da UFOP passa a ser facultativo. Confira a...

Leia mais

21 Novembro 2022

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFOP reforça a necessidade do uso de máscara nos ambientes fechados como forma...

Leia mais

7 Novembro 2022

Em entrevista à TV UFOP, o professor Alexandre Reis, do Departamento de Análises Clínicas da Escola de Farmácia da Universidade...

Leia mais