Ir para o conteúdo

Vacina contra gripe está disponível no Centro de Saúde

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Íris Jesus

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe tem como data de Mobilização Nacional o dia 13 de maio, mas a vacinação já acontece no Centro de Saúde da UFOP. O público-alvo da campanha são pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da área da saúde, professores da rede pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade (o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas) e os funcionários do sistema prisional. 

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.  Esse público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação, pois a campanha não possui uma meta específica de vacinação para o grupo. Já os pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas (hipertensão, diabetes, transplantados, etc.) do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica. 

Prevenção - A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). O Ministério da Saúde orienta lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas, como medida simples de prevenção da doença.

Reação adversa - Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema (vermelhidão congestiva da pele) e enrijecimento. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática (reação alérgica) prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. 

Caso as pessoas vacinadas apresentem os sintomas da gripe (especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações) é indispensável procurar o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração (abatimento físico e psíquico). 

Horário de Funcionamento do Centro de Saúde da UFOP

Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
8h às 11h45 7h30 às 11h45 07h30 às 11h45 07h30 às 11h45 7h30 às 11h45
  13h às 16h30     13h às 16h

 

Veja também

23 Fevereiro 2024

A Ouvidoria Feminina vai receber a Medalha Mérito Educacional, concedida pela Câmara Municipal de Ouro Preto, em solenidade a ser...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

Nesta semana, os restaurantes do Icsa e Campus Morro do Cruzeiro funcionam normalmente até sexta-feira (23). O ICHS interrompe as...

Leia mais

16 Fevereiro 2024

O Museu da Farmácia da UFOP apoia a "Campanha de Doação - Produtos de Higiene Pessoal", em parceria com a...

Leia mais

2 Fevereiro 2024

A entrevista com o professor Raoni Rocha Simões, que atua nos Departamentos de Engenharia de Produção, Administração e Economia, foi...

Leia mais