Ir para o conteúdo

Repúblicas de Ouro Preto realizam 16ª edição do Trote Solidário

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Íris Jesus

Produzido a partir de uma parceria entre a Associação das Repúblicas Reunidas de Ouro Preto (ARROP) e a Associação das Repúblicas Federais de Ouro Preto (REFOP), o evento tem como objetivo arrecadar donativos para instituições da região.

Nesta edição, participaram cerca de 150 calouros, que, divididos em grupos menores, saíram pelas principais regiões de Ouro Preto arrecadando doações que, depois, foram levadas para a República Adega, local da concentração.

trote1.jpg

Íris Jesus
O que foi arrecadado vai para instituições de Ouro Preto e Mariana

Para Marco Aurélio Reis Lima Menezes, diretor de ações solidárias da REFOP, o evento é importante porque incentiva a solidariedade, além de contribuir para a "integração tanto dos universitários que estão chegando agora quanto da universidade com a comunidade", completa.

Foram arrecadadas mais de 3500 peças de roupa, entre roupas comuns e agasalhos, além de 1200 livros. Foram doados também brinquedos, produtos de limpeza e higiene pessoal, além de 10 móveis, entre sofás, guarda roupas, mesa e fogão. Em Ouro Preto, as doações serão direcionadas para o Lar São Vicente de Paulo, Lírios do Campo, APAE e para a Assembleia de Deus do bairro Alto da Cruz. Em Mariana, a Comunidade da Figueira receberá parte dos donativos.
 

trote2.jpg

Íris Jesus
Calouros arrecadaram donativos pela cidade
 
Como incentivo, alguns parceiros do evento premiam o grupo responsável pelo bairro que arrecada mais doações com uma "pizzada", realizada alguns dias após as atividades. Nesta edição, o grupo que percorreu a região da Barra foi o vencedor.

Além do Trote Solidário, as duas associações estudantis também promovem o Universidade Desce o Morro (UDM), que busca revitalizar e promover espaços de cultura e lazer para a comunidade. 

O EVENTO - O Trote Solidário é uma iniciativa da REFOP, associação fundada em 2006 para a integração das comunidades republicana e ouro-pretana na prestação de assistência social, e é realizado no início de cada semestre letivo da UFOP.
 

Veja também

23 Fevereiro 2024

A Ouvidoria Feminina vai receber a Medalha Mérito Educacional, concedida pela Câmara Municipal de Ouro Preto, em solenidade a ser...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

Nesta semana, os restaurantes do Icsa e Campus Morro do Cruzeiro funcionam normalmente até sexta-feira (23). O ICHS interrompe as...

Leia mais

16 Fevereiro 2024

O Museu da Farmácia da UFOP apoia a "Campanha de Doação - Produtos de Higiene Pessoal", em parceria com a...

Leia mais

2 Fevereiro 2024

A entrevista com o professor Raoni Rocha Simões, que atua nos Departamentos de Engenharia de Produção, Administração e Economia, foi...

Leia mais