skip to content

Repúblicas de Ouro Preto realizam 16ª edição do Trote Solidário

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Íris Jesus

Produzido a partir de uma parceria entre a Associação das Repúblicas Reunidas de Ouro Preto (ARROP) e a Associação das Repúblicas Federais de Ouro Preto (REFOP), o evento tem como objetivo arrecadar donativos para instituições da região.

Nesta edição, participaram cerca de 150 calouros, que, divididos em grupos menores, saíram pelas principais regiões de Ouro Preto arrecadando doações que, depois, foram levadas para a República Adega, local da concentração.

trote1.jpg

Íris Jesus
O que foi arrecadado vai para instituições de Ouro Preto e Mariana

Para Marco Aurélio Reis Lima Menezes, diretor de ações solidárias da REFOP, o evento é importante porque incentiva a solidariedade, além de contribuir para a "integração tanto dos universitários que estão chegando agora quanto da universidade com a comunidade", completa.

Foram arrecadadas mais de 3500 peças de roupa, entre roupas comuns e agasalhos, além de 1200 livros. Foram doados também brinquedos, produtos de limpeza e higiene pessoal, além de 10 móveis, entre sofás, guarda roupas, mesa e fogão. Em Ouro Preto, as doações serão direcionadas para o Lar São Vicente de Paulo, Lírios do Campo, APAE e para a Assembleia de Deus do bairro Alto da Cruz. Em Mariana, a Comunidade da Figueira receberá parte dos donativos.
 

trote2.jpg

Íris Jesus
Calouros arrecadaram donativos pela cidade
 
Como incentivo, alguns parceiros do evento premiam o grupo responsável pelo bairro que arrecada mais doações com uma "pizzada", realizada alguns dias após as atividades. Nesta edição, o grupo que percorreu a região da Barra foi o vencedor.

Além do Trote Solidário, as duas associações estudantis também promovem o Universidade Desce o Morro (UDM), que busca revitalizar e promover espaços de cultura e lazer para a comunidade. 

O EVENTO - O Trote Solidário é uma iniciativa da REFOP, associação fundada em 2006 para a integração das comunidades republicana e ouro-pretana na prestação de assistência social, e é realizado no início de cada semestre letivo da UFOP.
 

Veja também

19 Janeiro 2016

Alunos de todos os cursos da UFOP em Mariana podem se candidatar a duas das vagas de voluntários, sendo um...

Leia mais

20 Janeiro 2016

As aulas de yoga do Centro Desportivo da UFOP (Cedufop) retornam na próxima terça (26), às 7h30. A participação é...

Leia mais

2 Fevereiro 2016

O debate será realizado nesta quarta-feira (03), às 17h30, no auditório do bloco de salas de aula. A discussão é...

Leia mais

12 Fevereiro 2016

A reunião acontece na próxima quarta (17), às 10h, no auditório da Escola de Nutrição, no Campus Morro do Cruzeiro,...

Leia mais