Ir para o conteúdo

Repúblicas de Ouro Preto promovem ação solidária

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Mylena Gonçalves
A ação, antes conhecida como "Trote Solidário", mobilizou no último domingo (5) mais de 100 repúblicas, federais e particulares, vinculadas à Associação das Repúblicas Federais de Ouro Preto (Refop) e à Associação das Repúblicas Reunidas de Ouro Preto (Arrop). Reunidos na República Canaan, os estudantes organizaram uma rede de arrecadação entre as repúblicas participantes, dividindo a cidade em áreas estratégicas.
 
"Cada área possui uma república suporte, que recolhe os donativos da sua região e os leva, ao fim do dia, para a república de concentração", explica Diego Abreu Pereira, estudante de Educação Física. Para ele, a iniciativa é uma forma de "mobilizar os calouros das repúblicas, ao mesmo tempo em que tentamos devolver algo para a comunidade que nos acolhe".
 
A presidente da Refop, Marina Coelho, estudante de Engenharia Civil, conta que foram arrecadados 363 kg de alimentos não perecíveis e mais de mil peças de roupas. Entre as entidades beneficiadas pela ação estão o Lar São Vicente de Paula, o Grupo Nata, a Igreja Santa Efigênia e o Varal Solidário, em Ouro Preto, e a Comunidade da Figueira, em Mariana, além das Apaes das duas cidades.
 
Marina esclarece que a distribuição dos donativos seguirá a demanda das próprias instituições. "Ao fazermos o primeiro contato, perguntamos qual a necessidade urgente do momento. Analisamos a quantidade de alimentos arrecadados, organizamos em categorias — cereais, massas, grãos, óleos — e entregamos pacotes específicos para cada entidade", explica a estudante.
 

trote_solidario_ii.jpg

Marina Coelho
Os pacotes de donativos prontos para entrega.
 
INTERAÇÃO – Além de imprimir um caráter social à recepção dos calouros, a ação promove a integração entre as repúblicas de Ouro Preto. Ao fim de cada edição, são somados pontos para a região que mais arrecadou donativos, sendo que alimentos recebem pontuação mais alta que peças de vestuário, que, por sua vez, recebem pontuação mais alta que livros e brinquedos, e assim por diante. A região vencedora desta edição foi a do "Centro e Lages", que teve como ponto de apoio a República Tabu.

Veja também

23 Fevereiro 2024

A Ouvidoria Feminina vai receber a Medalha Mérito Educacional, concedida pela Câmara Municipal de Ouro Preto, em solenidade a ser...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

Nesta semana, os restaurantes do Icsa e Campus Morro do Cruzeiro funcionam normalmente até sexta-feira (23). O ICHS interrompe as...

Leia mais

16 Fevereiro 2024

O Museu da Farmácia da UFOP apoia a "Campanha de Doação - Produtos de Higiene Pessoal", em parceria com a...

Leia mais

2 Fevereiro 2024

A entrevista com o professor Raoni Rocha Simões, que atua nos Departamentos de Engenharia de Produção, Administração e Economia, foi...

Leia mais