Ir para o conteúdo

Projeto Universidade Desce o Morro é realizado no Caminho da Fábrica

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Monique Torquetti
Para aproximar comunidade e universidade, a Associação das Repúblicas Reunidas de Ouro Preto (ARROP) e a Associação das Repúblicas Federais de Ouro Preto (REFOP) realizaram no último domingo (23), na quadra comunitária do bairro Caminho da Fábrica, o Universidade Desce o Morro (UDM). O evento, que chega em sua quarta edição, conta também com o apoio de diversas entidades ligadas à Universidade, como centros acadêmicos, atléticas, empresas juniores e projetos de extensão.

De acordo com o diretor da REFOP, Ricardo Panzera, o UDM surgiu há dois anos, a partir da necessidade “de construir um projeto melhor e que atingisse a comunidade de forma mais efetiva” e que fosse além das doações de agasalhos e alimentos, que também são importantes. “É importante também construirmos algo mais sólido perante a comunidade, então pensamos em trabalhar em um espaço público e promover a integração com a universidade", assinala. A primeira edição do UDM aconteceu no bairro Vila Aparecida e desde então o projeto só cresceu. Atualmente, segundo Panzera, além do trabalho que foi realizado na quadra, foram feitos vários trabalhos ao longo do ano nas escolas e na comunidade. 
 

udmtexto.jpg

Monique Torquetti
A quadra onde foi realizado o evento foi reformada pelos estudantes.
 
 
Para o morador Edson de Paula, esses tipos de eventos sociais são importantes porque trazem a universidade para junto das comunidades locais, o que incentiva a interação e a troca entre a comunidade e a Instituição. “Eu vejo com muita felicidade essa integração, principalmente no que diz respeito às situações de apoio, como a nossa quadra poliesportiva, que foi reformada pelo UDM. É um projeto que a gente tem que parabenizar e agradecer, uma vez que estávamos precisando muito dessa reforma, e ela não poderia ter vindo em uma hora melhor. Esse é um espaço que as crianças podem usar para brincar, se divertir, e a reforma veio no momento ideal”, completa. 

Segundo o presidente da ARROP, André Vaz, a importância do evento está no sentimento de retribuição perante a comunidade ouro-pretana. “Nós viemos para Ouro Preto estudar, moramos em república, e às vezes as pessoas não cultivam esse sentimento, essa questão mútua. Por exemplo, nós viemos aqui e usamos o espaço da cidade, e gostaríamos de retribuir isso, deixar algo de bom para Ouro Preto, e essa é a ideia do evento. O UDM, para a cidade, é muito importante. A partir disso, escolhemos uma quadra que não estava em uma situação muito boa, a reformamos, e agora realizamos uma ação solidária, um dia com diversas atividades para crianças, idosos, e para a comunidade de modo geral.”
 

udmtexto1.jpg

Monique Torquetti
O UDM existe há dois anos.
 
 
Para o evento foram montadas tendas que reuniram diversas atividades relacionadas a saúde, ciências, educação e cultura. Entre elas, oficinas, cortes de cabelo, medição de glicose, apresentações musicais e teatrais e jogos para as crianças. Empresas juniores e centros acadêmicos ligados à UFOP também apresentaram projetos e fizeram demonstrações. Ao longo do dia, foram distribuídos lanches e brindes e, no final, houve o sorteio de uma cesta básica. O intuito do projeto, além de aproximar a comunidade estudantil da população, é pensar em ações e melhorias para a comunidade a longo prazo. Assim, as intervenções mantêm um nível de continuidade.  

Veja também

23 Fevereiro 2024

A Ouvidoria Feminina vai receber a Medalha Mérito Educacional, concedida pela Câmara Municipal de Ouro Preto, em solenidade a ser...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

Nesta semana, os restaurantes do Icsa e Campus Morro do Cruzeiro funcionam normalmente até sexta-feira (23). O ICHS interrompe as...

Leia mais

16 Fevereiro 2024

O Museu da Farmácia da UFOP apoia a "Campanha de Doação - Produtos de Higiene Pessoal", em parceria com a...

Leia mais

2 Fevereiro 2024

A entrevista com o professor Raoni Rocha Simões, que atua nos Departamentos de Engenharia de Produção, Administração e Economia, foi...

Leia mais