
Criado por Johann Zanuzzi em ter, 23/06/2026 - 10:05 | Editado por Lígia Souza há 1 dia.
A professora Anelise Andrade de Souza, da Escola de Nutrição (Enut) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), recebeu a carteira de sanitarista em reconhecimento à sua formação e atuação no campo da saúde coletiva. A entrega foi realizada em ato do Ministério da Saúde, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A cerimônia foi no dia 19 de junho, durante a inauguração do Hospital Universitário da Universidade Federal de São João del-Rei, em Divinópolis.
Anelise é professora adjunta do Departamento de Nutrição Clínica e Social (Dencs) da Escola de Nutrição da UFOP e pesquisadora convidada do Instituto René Rachou, da Fiocruz Minas. Sua trajetória acadêmica e profissional é marcada pela atuação em saúde coletiva, políticas públicas de saúde, alimentação e nutrição e proteção social.
O reconhecimento ocorre em um momento histórico para a categoria. Em abril de 2026, o Decreto nº 12.921 regulamentou a Lei nº 14.725/2023, que oficializa e disciplina a profissão de sanitarista no Brasil. A medida estabelece critérios para o registro profissional e representa um avanço para a valorização dos trabalhadores que atuam no planejamento, gestão, vigilância e formulação de políticas públicas de saúde.
Anelise entende a homenagem como o reconhecimento da sua dedicação pessoal à área da saúde coletiva, com anos de trabalho dedicados a pesquisas e também ao ensino universitário.
Para ela, este reconhecimento se estende para a universidade e é uma demonstração da qualidade da formação que está sendo oferecida pela UFOP aos seus alunos. Segundo Anelise, "isso fortalece a imagem institucional perante órgãos públicos, agências de fomento e também para a sociedade. A instituição agora possui uma docente que obteve essa carteira profissional nacional, o que contribui para a credibilidade dos cursos da área da saúde”.



Ouvidoria




