
Criado por Ingrid Dias em qua, 15/10/2025 - 09:10 | Editado por Flávio Reis há 1 mês.
"Levar o nome da UFOP a espaços que garantem o fortalecimento e a valorização das expressões culturais negras no Brasil é uma responsabilidade e uma alegria imensas." Essa afirmação é do coordenador-geral do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e professor do Departamento de Letras da UFOP, Clézio Roberto Gonçalves, ao comentar sua indicação para integrar a Comissão de Seleção de Projetos da Fundação Cultural Palmares (FCP).
Nesse novo papel, o professor será responsável por analisar propostas, emitir pareceres técnicos qualitativos e realizar a avaliação de mérito cultural dos projetos submetidos. Segundo ele, trata-se de mais uma oportunidade que possibilita contribuir para a equidade racial, promovendo protagonismo e visibilidade a agentes culturais negros e a iniciativas afro-brasileiras.
A Fundação Cultural Palmares, criada em 1988 pela Lei nº 7.668, está vinculada ao Ministério da Cultura e atua em todo o território nacional. O principal objetivo da FCP é promover e apoiar eventos que incentivem a interação cultural, social, econômica e política da população negra no Brasil, visando à valorização e à preservação da riqueza cultural afro-brasileira.



Ouvidoria




