Ir para o conteúdo

Professor aposentado da UFOP é eleito membro da Academia Brasileira de Ciências

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O professor aposentado do Departamento de Geologia (Degeo) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Fernando Flecha Alkmim, foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A eleição aconteceu após a Assembleia Geral Ordinária da ABC, realizada em 2 de dezembro.
 
Fernando é graduado em Engenharia Geológica pela UFOP e doutor em Ciências Naturais pela Universidade Técnica de Clausthal (Alemanha). Permaneceu como docente do Degeo de 1985 até 2016, atuando como professor, orientador e pesquisador tanto da graduação como da pós-graduação. 
 
O processo de seleção da ABC começa com a indicação de nomes pelos próprios membros da Academia. Os currículos são, então, analisados e votados pelos membros das diversas áreas de conhecimento.
 
Para Fernando, a nomeação foi uma grande surpresa: "Julgava ser algo muito distante e fora das minhas possibilidades. Sinto-me muito honrado e feliz por ter acontecido, e por ter, assim, meu trabalho apreciado pela comunidade de geociências do Brasil". 
 
Atualmente, Fernando é professor voluntário do Degeo e atua essencialmente no Programa de Pós-Graduação. 
 
ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS - A ABC é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que atua como sociedade científica e contribui para o estudo de temas relevantes para a sociedade. Seu foco é o desenvolvimento científico, educacional e o bem-estar social do país, além da interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações.
 

Veja também

23 Fevereiro 2024

A Ouvidoria Feminina vai receber a Medalha Mérito Educacional, concedida pela Câmara Municipal de Ouro Preto, em solenidade a ser...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

Nesta semana, os restaurantes do Icsa e Campus Morro do Cruzeiro funcionam normalmente até sexta-feira (23). O ICHS interrompe as...

Leia mais

16 Fevereiro 2024

O Museu da Farmácia da UFOP apoia a "Campanha de Doação - Produtos de Higiene Pessoal", em parceria com a...

Leia mais

2 Fevereiro 2024

A entrevista com o professor Raoni Rocha Simões, que atua nos Departamentos de Engenharia de Produção, Administração e Economia, foi...

Leia mais