Ir para o conteúdo

I Caminhada e I Mamaço das Andorinhas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Grazzy Maria

Com o objetivo de dialogar sobre o direito à amamentação e empoderamento feminino, o projeto Andorinhas: Rede de Mulheres da UFOP promoveu, no último fim de semana, a "1ª Caminhada e o 1º Mamaço". Aberto à comunidade, o encontro proporcionou momentos de lazer para as mulheres e crianças.

As atividades tiveram início com uma prática de yoga, a fim de trabalhar o campo emocional e físico das mulheres presentes no encontro. Em seguida, ao som de "Cor de rosa choque", canção de Rita Lee, o grupo saiu para a caminhada de 2km. Os estudantes de Educação Física da UFOP organizaram uma playlist com músicas que abordam o universo feminino e, durante o percurso, as vozes das mulheres se somaram às canções como grito de liberdade.

12345_img_8891_4595122052427009559.jpg

Grazzy Maria
A programação incluiu atividades para crianças

A roda de conversa, uma das atividades propostas pelo grupo, reuniu as mulheres para um bate-papo sobre a amamentação. A professora do Departamento de Ciências Biológicas e coordenadora das Andorinhas, Gabriela de Souza, falou sobre a importância de falar sobre esse tema: "quando temos um filho achamos que amamentar é natural, mas não é assim! Para muitas mulheres amamentar é difícil, porque doí, porque muitas vezes a gente romantiza que nosso leite é fraco e precisa usar fórmula. Além disso, tem o direito à amamentação, em que muitas vezes nos questionamos se podemos ou não amamentar nossos filhos em determinados locais, pois as pessoas ficam olhando, o dono do estabelecimento por vezes não permite, e isso faz com que a mulher perca o desejo de amamentar".

Enquanto as mães participavam das ações, as crianças puderam se divertir em diversas atividades. Gabriela ressaltou a importância de incluir no evento um espaço de lazer para as crianças para que as mães pudessem participar da programação sem se preocupar com com quem deixar seus filhos.

Como parte da programação, também foram expostas fotografias sobre o tema da amamentação. A exposição continua no hall de entrada do Bloco de Salas de Aula, no Campus Morro do Cruzeiro.


 

Veja também

25 Novembro 2025

O servidor TAE da UFOP Marcílio Luiz Bretas foi um dos 18 homenageados com a Medalha Aleijadinho. As medalhas foram...

Leia mais

24 Novembro 2025

As honrarias foram concedidas a quatro servidores da UFOP e ao ex-aluno e rapper Djonga, em uma solenidade realizada pela...

Leia mais

7 Novembro 2025

Alunos do 1º ano e do 2º ano da Escola Estadual de Ouro Preto participaram de uma visita técnica ao...

Leia mais

6 Novembro 2025

Representantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) estiveram presentes no Ato em Memória dos 10 Anos do Rompimento da...

Leia mais