As honrarias foram concedidas a quatro servidores da UFOP e ao ex-aluno e rapper Djonga, em uma solenidade realizada pela Câmara Municipal de Ouro Preto, na quarta (19).
Ambas as distinções são formas de reconhecimento pela contribuição para o desenvolvimento do município. A Comenda Liberdade de Chico Rei é concedida a pessoas que realizam ações para o desenvolvimento da Promoção da Igualdade Racial no município, no Estado e no Brasil. Já a Comenda Mérito Educacional reconhece entidades e cidadãos ouro-pretanos pelos serviços prestados em prol da educação em Ouro Preto ou que tenham incentivado a construção de políticas públicas, pesquisas científicas ou projetos junto à sociedade.
AGRACIADOS - A vice-reitora da UFOP, Roberta Eliane Santos Fróes, recebeu do presidente da Câmara, Vantuir Antônio da Silva, a Comenda Liberdade Chico Rei por sua luta por equidade de raça e de gênero e por sua trajetória como integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi). Gustavo Pereira Marques, conhecido Djonga, foi reconhecido pelo trabalho de promoção da igualdade racial e recebeu a Comenda Liberdade Chico Rei do vereador Alex Brito. Djonga foi estudante da Universidade no curso de História. O rapper conseguiu ascensão na carreira artística e deixou o curso.
Já os homenageados pela Comenda Mérito Educacional reconhecidos pelo trabalho desenvolvido na Universidade foram o pedagogo Adilson Pereira dos Santos, o professor do Departamento de Engenharia Metalúrgica Geraldo Lúcio de Faria, a revisora de textos Magda de Magalhães Machado Salmen e a professora aposentada Marger da Conceição Ventura Viana, reconhecida pelo tempo de docência no ensino de Matemática na UFOP, pioneira na criação do Programa de Mestrado em Educação Matemática e do Departamento em Educação Matemática.
O prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, ressaltou a importância do reconhecimento aos agraciados pela contribuição a uma cidade com vocação para a educação como Ouro Preto. "Ouro Preto tem uma Universidade Federal, um Instituto Federal e diversas escolas. Isso nos torna uma cidade da educação", frisou.