Ir para o conteúdo

Ex-aluno da UFOP entra com pedido de registro da vida republicana como patrimônio imaterial de Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Fábio Augusto
Ex-alunos da Universidade e estudantes residentes das repúblicas estudantis ouro-pretanas buscam o registro da vida republicana da UFOP como patrimônio imaterial de Ouro Preto. A iniciativa foi proposta pelo ex-aluno da República Aquarius Otávio Luiz Machado, que realizou o pedido formal junto à Prefeitura de Ouro Preto. 
 
Otávio Luiz, também conhecido por seu apelido republicano Jaka, é pesquisador e tem diversos estudos e publicações sobre as repúblicas de Ouro Preto. Atualmente coordena o projeto Aquarius Patrimônios, que consiste em um grande levantamento histórico sobre a república, levando em consideração os ex-alunos da casa, que são cerca de 200, os materiais a serem coletados e também os diversos aspectos históricos que devem ser trabalhados de forma detalhada.
 
O autor do projeto destaca a importância do reconhecimento das repúblicas de Ouro Preto como patrimônio imaterial da cidade: "É uma questão de valorização de algo que é tão próprio de Ouro Preto e que infelizmente ainda está esquecido e ignorado como bem cultural. Não vamos desistir desse intento e vamos nos mobilizar cada vez mais em defesa desse registro". 
 
O presidente da Associação das Repúblicas Federais de Ouro Preto (Refop), Caio Barbosa, comenta que essa iniciativa também era um dos planos da associação. "Há uns cinco anos começamos a organizar fotos e vídeos e as histórias das repúblicas, e como a vida estudantil existe há mais de cem anos, a gente sempre entendeu que a preservação é fundamental para as práticas que incluem a sociedade em geral. O pontapé inicial desse pedido não foi nosso, mas estamos acompanhando desde o começo todas as reuniões e discussões", relata.
 
O pedido foi encaminhado para o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural de Ouro Preto (Compatri) para elaboração de parecer técnico. Foram realizadas reuniões com a reitora da UFOP, Cláudia Marliére, com a Refop, com a secretária de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Margareth Monteiro, e com o promotor Lucas Gonçalves para informar aos órgãos sobre a solicitação. A população ouro-pretana pode ajudar participando do abaixo-assinado disponível na República Aquarius (Rua Paraná, 26).
 
Otávio explica que outras ações também têm sido realizadas. "A proposta vem sendo fortalecida com a coleta de informações adicionais, entrevistas com várias pessoas com larga experiência na questão da história de Ouro Preto e a coleta de mais assinaturas e apoios. Outra atividade neste momento é organizar melhor os dados que já temos, o que nos surpreende e só reforça que a vida republicana precisa ser registrada como patrimônio imaterial de Ouro Preto", conta.
 
Acompanhe as atualizações do processo pelo link

Veja também

23 Fevereiro 2024

A Ouvidoria Feminina vai receber a Medalha Mérito Educacional, concedida pela Câmara Municipal de Ouro Preto, em solenidade a ser...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

Nesta semana, os restaurantes do Icsa e Campus Morro do Cruzeiro funcionam normalmente até sexta-feira (23). O ICHS interrompe as...

Leia mais

16 Fevereiro 2024

O Museu da Farmácia da UFOP apoia a "Campanha de Doação - Produtos de Higiene Pessoal", em parceria com a...

Leia mais

2 Fevereiro 2024

A entrevista com o professor Raoni Rocha Simões, que atua nos Departamentos de Engenharia de Produção, Administração e Economia, foi...

Leia mais