Ir para o conteúdo

Empresa júnior da Engenharia Geológica dá início a programa de educação sobre áreas de riscos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Geoconsultoria Jr.

A Geoconsultoria Jr., empresa júnior do curso de Engenharia Geológica da UFOP, iniciou neste mês o Programa Educacional de Geologia em Áreas de Risco - PEGAR. O projeto, que acontecerá em vários bairros de Ouro Preto, tem o objetivo de informar a população sobre os perigos dos acidentes geológicos. 

Segundo o gerente do PEGAR e aluno do curso de Engenharia Geológica, Douglas dos Santos Barbosa, a expectativa do projeto é levar as informações sobre áreas de risco ao máximo de pessoas possível. "O objetivo final é conscientizar as pessoas para que saibam conviver com o risco e como agir em situações extremas", afirma. 

Sob orientação do professor Luis de Almeida Prado Bacellar, do Departamento de Geologia (Degeo), os empresários juniores realizaram uma visita ao bairro Morro Santana, no dia 20 de agosto. O evento, que contou com uma roda de conversa, exibição de vídeos e distribuição de cartilhas informativas, teve um público de cerca de 200 moradores locais. 

CONTINUIDADE - O próximo passo do projeto é continuar a realizar as visitas em bairros que possuem áreas de risco. Estão previstas visitas em mais sete bairros: São Cristóvão, Morro da Queimada, Santa Cruz, Taquaral, Antônio Dias, Nossa Senhora do Carmo e Padre Faria. A ordem das visitas, assim como inclusão ou exclusão de bairros, será decidida conforme o andamento do projeto e a demanda de áreas com riscos mais altos. 

Para Douglas, a maior dificuldade enfrentada na realização do "PEGAR" é a falta de recursos, tendo em vista o alto custo dos materiais necessários, e a falta de apoio para levar atrações para o público é algo que atrapalha na execução do programa, pois é necessário atrair as pessoas para a tenda onde são divulgadas as informações. "Atualmente, as tendas e os projetores usados nas visitas são emprestados", conta. 

Para conferir fotos e mais informações sobre os projetos, acesse a página da Geoconsultoria Jr.

 

Veja também

23 Fevereiro 2024

A Ouvidoria Feminina vai receber a Medalha Mérito Educacional, concedida pela Câmara Municipal de Ouro Preto, em solenidade a ser...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

Nesta semana, os restaurantes do Icsa e Campus Morro do Cruzeiro funcionam normalmente até sexta-feira (23). O ICHS interrompe as...

Leia mais

16 Fevereiro 2024

O Museu da Farmácia da UFOP apoia a "Campanha de Doação - Produtos de Higiene Pessoal", em parceria com a...

Leia mais

2 Fevereiro 2024

A entrevista com o professor Raoni Rocha Simões, que atua nos Departamentos de Engenharia de Produção, Administração e Economia, foi...

Leia mais