Ir para o conteúdo

Ação de estudantes busca conscientizar sobre a doença

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Hospitais lotados, recordes de casos e milhares de vidas perdidas. O país assiste, desde os últimos meses de 2020, um crescimento exorbitante do número de casos confirmados de Covid-19. Nos municípios onde a UFOP está presente, a situação é a mesma (acompanhe os números da pandemia no Painel Covid-19), e a comunidade acadêmica deve assumir a responsabilidade para cuidar dessas comunidades.
 
Por isso, estudantes que vivem nas moradias da Universidade e nas repúblicas federais e nas particulares se uniram em uma ação que busca chamar os colegas para assumir a responsabilidade para evitar o avanço do coronavírus em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.
 
Entre os organizadores da ação está a Associação das Repúblicas Federais de Ouro Preto (Refop). A presidente da Refop, Bárbara Alice Piedade dos Santos, aluna de Química da UFOP, destaca que a preocupação cresce neste momento, já que os estudantes que têm dificuldade de acesso à internet nas suas cidades de origem retornaram a suas repúblicas e moradias para acompanhar as aulas remotas da Universidade. "Se conscientizarmos todos da real situação da pandemia e pudermos proteger os moradores, principalmente aqueles que se encontram no grupo de risco, estaremos fazendo a nossa parte para conter o contágio e evitar que ainda mais pessoas percam familiares e amigos", afirma a estudante.
 
Outras associações se juntaram ao movimento que busca conscientizar os estudantes: a das Repúblicas Reunidas de Ouro Preto (Arrop), a das Repúblicas Particulares de Ouro Preto (Arpa), a das Repúblicas Unidas Monlevadenses (Rumon) e a das Repúblicas Particulares de Mariana (Arpam).
 
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) entrou na iniciativa com a proposta de levar a ação para além das moradias através do contato com centros e diretórios acadêmicos e pelas mídias sociais. "A campanha vai de encontro à  realidade atual e, por isso, é de fundamental importância, tendo em vista que busca conter a pandemia entre as comunidades que estamos, em João Monlevade, Mariana e Ouro Preto", destaca o estudante de História Mauro César de Castro, secretário do DCE.
 
O projeto é desenvolvido em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Institucional (CCI) da Universidade e as Pró-Reitorias de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) e de Orçamento, Planejamento e Administração (Proplad).
 
Na "Ação contra a Covid-19: estudantes pela comunidade", os alunos que moram em moradias da UFOP e nas repúblicas federais e particulares poderão assinar um termo em que se comprometem a tomar ações para evitar aglomerações — afirmam que não vão fazer festas e receber hóspedes, por exemplo, além de manter o isolamento em caso de sintomas e seguir o Protocolo de Biossegurança da Universidade, que aborda questões relativas às moradias coletivas.
 
As repúblicas que participarem da ação afixarão cartazes em suas dependências para reafirmar o compromisso. Quem se interessar em saber quem são elas vai poder também checar nas redes sociais das repúblicas e moradias e aqui no site da UFOP, onde serão publicadas semanalmente atualizações do número de repúblicas que estão se envolvendo na "Ação contra a Covid".
 
Repúblicas e moradias interessadas em participar da ação podem preencher o fomulário.
 
Até a publicação desta matéria, 13 repúblicas afirmaram o compromisso:
 
Bangalô
Butantan
Doce Mistura
Koxixo
Maracangalha
Marragolo
Patotinha
Penitenciária
Quintandinha
República Lumiar
Tabu
Tanto Faz
Virada Pra Lua

Veja também

23 Fevereiro 2024

A Ouvidoria Feminina vai receber a Medalha Mérito Educacional, concedida pela Câmara Municipal de Ouro Preto, em solenidade a ser...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

Nesta semana, os restaurantes do Icsa e Campus Morro do Cruzeiro funcionam normalmente até sexta-feira (23). O ICHS interrompe as...

Leia mais

16 Fevereiro 2024

O Museu da Farmácia da UFOP apoia a "Campanha de Doação - Produtos de Higiene Pessoal", em parceria com a...

Leia mais

2 Fevereiro 2024

A entrevista com o professor Raoni Rocha Simões, que atua nos Departamentos de Engenharia de Produção, Administração e Economia, foi...

Leia mais