skip to content

Nova série da TV UFOP traz divulgação científica para público jovem

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
O programa "Mutatis Mutandis: à procura do saber", que já é produzido em formato de podcast, agora ganha uma nova versão: uma série televisiva que registra e difunde importantes pesquisas e projetos, das diversas áreas do saber, desenvolvidos por alunos, técnicos e professores da UFOP. Com foco no público jovem, a série propõe um formato dinâmico, descolado e atrativo de apresentar a ciência e a tecnologia.
 
A série é produzida pela TV UFOP e faz parte do projeto de pesquisa "Ciência e audiovisual: uma parceria para a popularização do conhecimento", coordenado pelo professor do Departamento de Jornalismo (Dejor) Adriano Medeiros. O projeto investiga as potencialidades da linguagem audiovisual para a divulgação científica. Neste sentido, também contempla processos criativos em formato transmídia. 
 
Para Adriano, a série televisiva é extremamente simbólica não somente para a UFOP, mas para a universidade pública brasileira. "Mesmo com todos os retrocessos no campo da educação, evidenciamos o papel fundamental da ciência e do conhecimento produzidos por pesquisadores das nossas instituições públicas de ensino superior". 

19379_foto_mutatis_equipe_com_adriano.jpg

Divulgação
A equipe da TV UFOP produz o programa sobre pesquisas desenvolvidas na UFOP
 
A pró-reitora adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação, Renata Guerra de Sá Cota, pontua que iniciativas como esta são essenciais do ponto de vista educacional. "Além de valorizar a ciência, a divulgação científica traz excelentes informações e auxiliam na disseminação do conhecimento para a população ufopiana e em geral". Ela acrescenta, ainda, que a divulgação científica também tem um importante papel de prestação de contas para a sociedade. "A UFOP também tem como missão mostrar que existe um retorno dos recursos públicos investidos na Universidade", afirma. 
 
O pré-lançamento da série vai ser nesta sexta (23), pelo canal da TV UFOP no YouTube. Confira a programação completa e mais informações.

 

Veja também

1 Dezembro 2020

O episódio é o segundo de uma série da Rádio UFOP que faz um debate sobre saúde mental e depressão...

Leia mais

27 Novembro 2020

Criado em outubro deste ano, o Núcleo de Transmissão Audiovisual Pela Internet (Nutrans) é responsável por todas as transmissões feitas...

Leia mais

10 Novembro 2020

O Sistema UFOP de Rádio, que integra a Central de Comunicação Público-Educativa da Coordenadoria de Comunicação Institucional (CCI), publica edital...

Leia mais

3 Novembro 2020

Podem participar estudantes de instituições federais de ensino superior associadas à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino...

Leia mais