skip to content

Histórias, curiosidades e tradição em três séries sobre carnaval

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Roberta Bragança
A população está em festa diante de um dos mais tradicionais eventos do Brasil. Blocos de rua, samba enredo, trios elétricos, maracatu e marchinhas estão entre os gêneros que marcam o carnaval em diversas cidades. Histórias sobre samba, as curiosidades e a tradição da festa momesca foram temas de séries produzidos pela Rádio UFOP Educativa e que agora são disponibilizadas ao público: No tempo do samba, carnafolia e abre alas. Confira. 
 
2015/2016 - “No tempo do samba: a história e as histórias do samba” 
 
Os programas (no tempo do samba) celebram os 100 anos do samba. São apresentados elementos musicais, sociais, políticos e econômicos que contribuíram para o surgimento, a consolidação e o desenvolvimento desse estilo musical. O material público e educativo foi cedido para veiculação na Rádio Universitária 105,7 (UFLA, Lavras-MG); Rádio Universitária FM 99,9 (UFPE, Recife-PE); Rádio Universitária AM 820 KHz (UFPE, Recife-PE); Rádio Universitária FM 99,7 (UFVJM, Diamantina-MG) e Rádio Universitária FM 100,7 (UFV, Viçosa-MG). 
 
Reportagem: Amanda Santos e Gabriela Pinheiro 
Direção e edição: Danilo Nonato 
Concepção de projeto e apresentação: Prof. Antonio Marcelo Jackson F. da Silva 
 
 
2012 - "Carnafolia" apresenta a história, as curiosidades e a tradição presentes no carnaval brasileiro. O primeiro capítulo retrata o trio elétrico, que teve sua origem em Salvador em 1950. Ícone do carnaval brasileiro, consiste em caminhões adaptados com aparelhos de som para apresentar músicas ao vivo.
 
 
Reportagem: Kíria Ribeiro e Eduardo Inácio 
Edição e sonoplastia: Simei Gonderim 
Concepção de projeto: Kíria Ribeiro e Eduardo Inácio 

2012 - "Abre Alas" explora as primeiras agremiações de clubes, fazendo uma ligação entre o Zé Pereira de Ouro Preto e o do Rio de Janeiro. Fala também sobre as agremiações europeias e como foi o manual para o modelo brasileiro. Conta as histórias de algumas das marchinhas mais conhecidas do país: quais foram suas inspirações, o contexto histórico em que estavam inseridas e quem foram seus compositores. 
 
 
Concepção de projeto e Reportagem: Danilo Nonato 
Edição e sonoplastia: Simei Gonderim 

Veja também

13 Setembro 2018

Por falta de pessoal qualificado, o processo de encadernação está temporariamente suspenso e deverá ser realizado externamente. A impressão das...

Leia mais

14 Agosto 2018

Você sabe quais são os sinos mais famosos do mundo? E o que dizem? Sabe quando os primeiros sinos surgiram...

Leia mais

8 Agosto 2018

Para comemorar o Dia Internacional dos Povos Indígenas na próxima quinta (9), a Rádio UFOP Educativa 106.3 FM lançou a...

Leia mais

1 Agosto 2018

A exibição acontecerá durante o mês de agosto pelo canal 31 - sinal aberto para Ouro Preto. Veredas busca promover...

Leia mais