skip to content

Encerrada a campanha da UFOP de incentivo à vacinação "Acredito na ciência! Acredito na vacina!"

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Diante do avanço da vacinação e com o objetivo de valorizar as pesquisas que buscavam criar condições de retorno das atividades presenciais, a campanha foi criada por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Associação dos Docentes (Adufop), o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos (Assufop) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).]
 
A fim de transmitir a mensagem "Acredito na ciência! Acredito na vacina!", os servidores técnico-administrativos, docentes e trabalhadores terceirizados foram convidados a enviar fotos e vídeos curtos do dia em que se vacinaram e cumpriram a tarefa para que a transmissão do coronavírus seja controlada.   
 
A reitora da UFOP, Cláudia Aparecida Marliére de Lima, destacou a atuação da comunidade acadêmica na realização da iniciativa. "A campanha pode ser traduzida como exemplo de uma força de superação das dificuldades trazidas pela pandemia, pois nos mostra, em meio às nossas diferenças, a compreensão e a solidariedade na busca da superação de problemas. O alinhamento dos atores envolvidos no seu desenrolar demonstram bem essa situação. A nossa comunidade deu o seu recado pela valorização da ciência e da vacina como condição necessária, até o presente, para conter o surto em curso". 
 
A partir do mês de setembro, a vacinação atingiu os grupos mais jovens e os alunos da Universidade também foram convidados a participar da iniciativa, enviando os registros como contribuição. 
 
Confira os vídeos da campanha. 
 
Com a adesão da comunidade acadêmica, a campanha produziu 23 vídeos, compostos de 141 fotos e pequenas gravações do momento da aplicação da vacina e da apresentação do cartão de vacinação, destacando a importância da vacina e reforçando a mensagem "Acredito na ciência! Acredito na vacina!". 
 
Os representantes das instituições envolvidas celebraram o resultado e ressaltaram a importância da campanha. O presidente da Assufop, Gabriel Lima, afirma que "a campanha 'Acredito na Ciência, Acredito na Vacina' foi muito útil tanto para fortalecer a importância da vacinação da comunidade acadêmica da UFOP quanto para combater o negacionismo irresponsável que atrapalha o combate à pandemia do coronavírus". 
 
Em nome da Assufop, ele agradeceu à UFOP e à Adufop pela parceria que rendeu bons frutos e movimentou de forma positiva os veículos de comunicação da entidade. "Os vídeos divulgados uniram técnicos administrativos, docentes e estudantes em uma causa de extrema importância: a defesa intransigente pela vida". 
 
A diretora da Adufop, professora Kathiuça Bertollo, ressalta o posicionamento da Instituição sobre a campanha e a vacinação: "A Adufop avalia que o negacionismo e o conservadorismo, dirigidos e coordenados pelos principais responsáveis do governo de Jair Bolsonaro e seus aliados (que a CPI da Covid tem escancarado com provas robustas), devem ser enfrentados com a unidade entre todos os setores interessados na defesa da vida, da ciência e das/os trabalhadoras/es. A campanha 'Acredito na ciência! Acredito na vacina!' foi fundamental nesta luta, evidenciando que a maior parte da comunidade universitária contribuiu com suas pesquisas, lutas e resistência, expressas também no momento da tão esperada imunização. Agradecemos essa aliança nossa junto com a Assufop e a UFOP".
 
O diretor de Comunicação Institucional da UFOP, Chico Daher, também menciona a importância da realização da ação. "A chegada ao final de uma campanha gera sempre expectativas quanto aos seus resultados. Esta, porém, por ter sido organizada e divulgada por um conjunto de pessoas e representações, já nos remete a um otimismo, considerando também o grande envolvimento das pessoas nesse processo." 

Veja também

8 Outubro 2021

O podcast "Indígenas: os povos originários do Brasil", projeto desenvolvido na Rádio UFOP, foi premiado em 1º lugar na categoria...

Leia mais

26 Agosto 2021

O projeto "Webtv Cachoeira: locus de criação afirmativa em linguagem audiovisual" abre uma vaga para bolsista. O aluno selecionado vai...

Leia mais

16 Agosto 2021

Está disponível o resultado da primeira etapa do edital de seleção para atuar no Núcleo de Jornalismo da TV UFOP...

Leia mais

9 Agosto 2021

O projeto de extensão da UFOP Fios de Solidariedade torna público o resultado da seleção de bolsista para atuar nas...

Leia mais